No dia 31 de dezembro último, fiquei algumas horas conversando com meu filho sobre as questões que cercam o ano bissexto de 2012 que se inicia... Vários místicos, religiosos, e cientistas do mundo inteiro continuam correndo atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como o que será do nosso planeta e de toda sua civilização.
Em diversas culturas ancestrais o ano de 2012 é marcado nos calendários como o "armagedom", o "apocalipse", o "fim do mundo", "o juízo final", e "o fim de um ciclo". Prognósticos mais otimistas, dão conta de que o ano de 2012 marcará o real final da sofrida era de peixes, para o início efetivo da feliz e próspera era de aquarius. Marcando o fim dos velhos paradigmas, e um novo começo, onde nada será mais como anteriormente.
Mas existe algo em comum em todas as teorias, crenças e previsões, a que que o mundo como conhecemos esta com os dias contados, e o marco dessa transição ou final é o ano 2012 do caledário gregoriano.
Segundo a cosmologia Maia, o Planeta Terra possui 5 grandes ciclos ou eras, cada uma com cerca de 5.125 anos. Para eles, 4 já se passaram. E todos os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, com o dia 21 de dezembro de 2012.
Diante disso nos fica a pergunta... O quinto e atual ciclo também terminará em destruição?... A resposta pode estar em um raro fenômeno cósmico que os maias previram a mais de 2.000 anos. Um alinhamento astronômico raro, que acontece uma vez a cada 26.000 anos, ocorrerá exatamente em dezembro de 2012. O sol do solstício, que marca o ínicio do verão no hemisfério sul, vai se alinhar com o centro de nossa galáxia, a Via Láctea.
Ao mesmo tempo ocorre outro raro fenômeno cósmico, uma mudança do eixo da terra em relação a esfera celeste. O fenômeno se chama "precessão". A data exata disto tudo é 21 de dezembro de 2012.
Mas o que leva a algumas pessoas a falarem em no final do mundo neste período?... É que com a "precessão" haverá também uma inversão dos pólos da Terra, devido a distúrbios nos campos magnéticos do Sol que devem gerar colossais tormentas solares, que afetarão a polaridade de todo o nosso planeta. Como essa inversão ocorrerá de forma imediata, acredita-se que haverão conseqüências catastróficas para a humanidade. Violentos terremotos, que alimetarão tsunamis colossais e atividades vulcânicas intensas. A crosta terrestre deslizará, arremessando continentes a milhares de quilômetros de sua localização atual.
Um outro fenômemo fez cientistas, religiosos e místicos refletirem sobre o ano de 2012, foi o surgimento em 2008, do "Crop Circle" (círculos nas plantações) indicando a formação de um alinhamento planetário que irá ocorrer em 2012. Acreditá-se que "Crop Circle" foi feito por seres extra-terrestes, pois tem dimensões muito grandes e linearmente muito precisas tendo surgido de um dia para o outro, sem que uma só máquina ou equipe de engenharia fosse deslocada para a região para fazê-lo.
Outros falam que grandes cataclismos serão gerados devido a passagem de um astro/cometa/planeta perto da Terra, no ano de 2012. Seria o "abominável da desolação" de Jesus, a "abominação desoladora" do profeta Daniel, a "grande estrela ardente com um facho, chamada Absinto" do Apocalipse de João, a "grande estrela", "o grande rei do terror", "o monstro" ou "o novo corpo celeste" de Nostradamus, o "astro Intruso" ou "planeta higienizador" de Ramatis, o "planeta chupão" citado por Chico Xavier, ou o "Planeta X" procurado pelos astrônomos, ou o "12º planeta" de Zecharia Sitchin, ou ainda o "Nibiru / Marduk" dos Sumérios, e o "Hercólubus" do adeptos da Gnose?... Muito foi congecturado sobre isso, mas nada é ainda certo.
A ideia de um grande corpo celeste e desconhecido passar perto da Terra ou até mesmo chocar-se com ela, pode parecer absurda, mas a ciência indica que temos com o que nos preocupar.
Para os cientistas da NASA, 2012 será marcada por violentas tormentas solares e pelo degelo total do Pólo Norte.
A Revista Science publicou um artigo em 26 junho de 2009 informando que os cientistas são unânimes em dizer que não estamos preparados para a próxima máxima solar que acontecerá entre 2012 e 2013.
Uma grande tempestade solar poderá trazer consequências assustadoras para a humanidade.Danos à rede de força e sistemas de comunicação poderão ser catastróficos, com efeitos que podem levar ao descontrole governamental da situação.
Alguns estudiosos acreditam que 2012 é a data final para acharmos uma solução para o inevitável fim do petróleo que poderá ocorrer nas próximas décadas. Caso isso não seja feito o mundo poderá entrar em uma imensa recessão global e posterior colapso econômico. As nações irão lutar entre sí pela última gota de petróleo. Isto poderá desencadear uma guerra no planeta e o fim da civilização como a conhecemos, alertam estes estudiosos.
O chamado "Código da Bíblia" parece indicar que o fim dos tempos chegou após o atentado de 11 de setembro de 2001 e poderia culminar com a queda de um asteróide ou guerra atômica no ano de 2012.
Estudiosos do "Livro Perdido de Nostradamus" fazem interpretações do que seria um aviso de Nostradamus sobre o período que vai de 1999 até 2012. Segundo estas interpretações, Nostradamus parece nos avisar sobre um evento de grande magnitude que pode ocorrer por volta de 2012 em nosso Planeta.
Para alguns monges tibetanos a data de 2012 marcará o "fim dos dias", podendo ocorrer uma guerra atômica por volta deste ano. Ainda segundo este monges, o mundo não será totalmente destruído, já que haverá uma intervenção de fora da Terra.
A data de 21 de dezembro de 2012 é também a data mágica para os índios Hopis do Arizona, nos Estados Unidos. A Profecia Hopi é uma tradição oral de histórias que, no dizer dos índios, previram a chegada do homem branco, as guerras mundiais e as armas nucleares. Eles prevêem também que o tempo acabará quando a humanidade passar para o "quinto mundo".
Os Hopis guardam fortemente suas profecias do público em geral, a ponto de às vezes processarem aqueles que as divulgam. No entanto, sabe-se que o Calendário Hopi é muito semelhante com o dos maias: ambos marcam o começo do Quinto Mundo, ou Idade, para 21/12/2012.
Segundo a tradição Hindu, a existência é ciclica, e estamos atualmente nos aproximando do final do Kali Yuga (Idade do Ferro), que explicando de uma forma muito simples seria um período negativo e de destruição na humanidade, em que o mau domina em mais de 90%. A Terra tornou-se gradualmente removida do conhecimento da verdade e da lei natural.
O Kali Yuga é caracterizado pela intoxicação, prostituição, matança de animais, destruição da natureza e pelo vício do jogo. Esta é a era onde a gratificação dos sentidos é a meta da existência, onde se acredita somente no que se vê, onde não existe misericórdia e onde Deus se tornou um mito. Existem guerras, o vício e a ignorância são dominantes e a verdadeira virtude é praticamente inexistente.
Os líderes que governam a Terra são violentos e corruptos e o mundo tornou-se completamente pervertido. Segundo os preceitos do hinduísmo, Kalki, o 10º e final avatar de Vishnu, virá montado num cavalo branco, manuseando uma espada flamejante com a qual irá derrotar o mal e restaurar o dharma, dando início a um novo ciclo, uma novo Satya Yuga (Idade de Ouro).
No "Brahma-Vaivarta Purana", que é um texto religioso Hindu, o senhor Krishna diz a Ganga Devi que uma nova Idade de Ouro irá começar 5 000 anos depois do início do Kali Yuga, e que esta durará 10 000 anos.
Esta previsão da chegada de um novo mundo é também profetizada pelos maias. O calendário maia começou com o 5º Grande Ciclo em 3113 a.C. e terminará em 21 de dezembro de 2012.
O Kali Yuga Hindu começou em 18 de fevereiro de 3102 a.C.. Só existe uma diferença de 11 anos entre o começo do Kali Yuga e o começo do 5º Grande Ciclo dos
Os antigos Hindus utilizaram principalmente calendários lunares, mas também calendários solares. Se o calendário lunar normal equivale a 354,36 dias por ano, então seriam 5270 anos lunares desde que começou o Kali Yuga até à data de 21 dezembro de 2012. São cerca de 5113 anos solares de 365,24 dias por ano desde o início do Kali Yuga até ao Solstício de Verão de 2012 (hemisfério sul).
Desta forma, o calendário Maia parece corroborar o calendário Hindu. Quer por anos solares ou lunares, de acordo com as antigas escrituras Hindus, parece ter chegado o tempo da profecia de Krishna se realizar. Uma idade de ouro pode assim começar em 2012. É impressionante porque ambos os calendários começam mais ou menos ao mesmo tempo, há cerca de 5000 anos atrás e ambos prevêem um novo mundo totalmente diferente, uma Idade de Ouro que se iniciará cerca de 5000 anos depois do começo dos mesmos.
E não deixa de ser espantoso porque, historicamente, estas duas culturas antigas não tiveram nenhum tipo de contato. Mais uma vez parece existir alguma verdade por detrás disto.
Os religiosos e espiritualistas esperam pelo "Juízo Final" ou "Armagedon", a separação espiritual do “joio e do trigo” ou a "batalha final entre Deus e Satã", que se dará com a chegada de um messias (ou numa visão mais moderna dos extraterrestres) e colapso total da civilização humana baseada no materialismo/ egoísmo (colapso do sistema econômico) e início de um "novo mundo", uma nova civilização voltada ao espiritualismo, amor e fraternidade.
Não podemos esquecer que na visão espiritualista do “fim do mundo”, o lado material (catástrofes, fim do dinheiro, materialismo, consumismo, etc) é colocado em segundo plano. Não que isso não acontecerá. Eles falam que sim, mas o que vai separar um mundo do outro é uma mudança consciencial: a consciência egoísta e individualista "sou ser humano, pertenço ao planeta Terra" morrerá e nascerá a consciência universalista "sou a encarnação de um espírito, pertenço ao Universo".
Lembrando que para os espíritas e muitos espiritualistas os reprovados no "juízo final", ou seja, aqueles que não mudarem a consciência frente as últimas "provas", serão exilados no Nibiru/ Planet X e terão que recomeçar do zero todo o processo de reencarnação, enquanto que os aprovados para a nova Terra vão estar livres de recordações do passado e qualquer traço de egoísmo e individualismo. Serão os habitantes da nova Terra, do "mundo de regeneração", como os espíritas falam.
Como é possível ver, muitos têm a sua versão do que vai ocorrer por volta de 2012. Mas se notar, você irá ver que não será o "fim do mundo", mas o fim de "um tipo de mundo", da nossa civilização, sociedade, raça. Como sempre aconteceu, uma nova raça mais desenvolvida vai surgir após a extinção da velha.
Não nos restam dúvidas que nossa civilização está à beira do colapso. Nunca antes estivemos mergulhados em tantas crises ao mesmo tempo: superpopulação humana, pobreza e desigualdade social, crise financeira mundial, crise alimentar, crise energética, escassez de água e petróleo, consumismo frenético, ameaças de terrorismo e guerras nucleares, o reaparecimento de doenças mortais, escândalos envolvendo políticos, quedas de governos, mudanças climáticas e o aumento impressionante das catástrofes naturais e da extinção de espécies, além do agravamento da violência e distúrbios civis.
Qualquer um que usar a inteligência deve compreender que, independentemente das profecias de 2012 se realizarem, nossa sociedade está caminhando a passos largos em direção ao precipício. Basta ser um bom observador e perceber isso. Por mais absurdo que possa parecer, isso não é nem um pouco irracional.
Se voltar no tempo verá que grandes civilizações entraram em colapso quando atingiram o auge intelectual e tecnológico. Num só golpe elas desaparecerem da face da Terra, deixando apenas perguntas sem respostas e um grande mistério.