Rating: | ★★★★★ |
Category: | Other |
São Sete os Princípios ou Leis Herméticas:
1ª ) Lei do Mentalismo
Tendo o universo como um grande pensamento divino. Tudo existe na mente de um Ser Superior (Deus e Deusa) que nos 'pensa' e assim tudo existe. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
"O Universo e toda a matéria são consciência do processo evolutivo da criação”. São como os neurônios de uma grandemente, um universo consciente, que "pensa". Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contem todo o conhecimento.
Os cinco sentidos do cérebro humano atuam tanto como filtros como fontes de informação. Eles bloqueiam uma considerável soma de informação, caso contrário, seríamos esmagados por informações que nos bombardeiam minuto a minuto como sons, cheiros e idéias. Não haveria a capacidade de nos concentrarmos nas tarefas especificas em mãos. Mas, sob condições corretas de consciência podemos moderar, ou até desligar o processo de filtração, com a consciência alterada, o conhecimento universal.
2ª ) Lei da Correspondência
"Aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo."
Essa lei é importante porque nos lembra que vivemos em mais que um mundo.
Vivemos nas coordenadas do espaço físico, mas também vivemos em um mundo sem espaço e sem tempo.
A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta. O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.
Por isso estudamos o universo: para aprender mais sobre nós mesmos.
Na menor partícula existe toda a informação do Universo.
3ª ) Lei da Vibração
Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso.
Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel , mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo. Ela dança.
4ª ) Lei da Polaridade
A polaridade é a chave de poder no sistema hermético. Tudo é dual. Os opostos são apenas extremos da mesma coisa.
Energia negativa (-) é tão "boa" ou "má" quanto energia positiva (+).
5ª) Lei do Ritmo
Tudo está em movimento, a realidade compõe-se de opostos.
E os opostos se movem em círculos.
As coisas recuam e avançam, descem e sobem, entram e saem. Mas também giram em círculos e espirais. A lei do ritmo nos assegura que cada ciclo busca sua complementação. A grande roda da vida está sempre fazendo um circulo. O que se muda é o tamanho desse círculo.
6ª ) Lei do Gênero
O principio hermético do gênero diz que todos temos componentes masculinos e femininos. É uma importante aplicação da lei da polaridade. É semelhante ao principio animas - animus que Carl Jung e seus seguidores popularizaram ou seja, que cada pessoa contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico. Nenhum ser humano é 100% homem ou mulher, e isso é até astrologicamente explicado, uma vez que todos somos influenciados por todos os signos (uns mais, outros menos), e metade do zodíaco é feminino, enquanto que a outra metade é obviamente masculina (Esse é mais um argumento que suporta a igualdade entre Deus e Deusa).
Em todas as coisas existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de Yin Yang.
7ª ) Lei de Causa e Efeito
Em sua forma tradicional, a lei de causa e efeito diz que nada acontece por acaso, que para todo efeito existe uma
causa, e que toda causa é, por sua vez, um efeito de alguma outra causa.
Ilustração de Johfra
Fausto, este assunto sempre me interessou muito, mas gera tantas dúvidas.
ResponderExcluirQuando li a primeira vez Scott Cunningham, gostei da visão dele - magia de “o movimento de energias naturais para criar uma mudança necessária”. Mas é Margot Adler que tem a definição que considero ser a mais interessante de todas. Ela diz:
“Magia é uma palavra conveniente para toda uma coleção de técnicas, todas as quais envolvem o uso da mente. Neste caso, veremos que todas estas técnicas envolvem a mobilização da confiança, vontade e emoção, direcionadas a partir do reconhecimento da necessidade, do uso das faculdades da imaginação, principalmente através da habilidade de visualizar, a fim de entender como outros seres funcionam na natureza para que possamos usar este conhecimento de forma a atingir os fins necessitados”.
Para entender os princípios herméticos temos que saber muito sobre Hermes (grego), Thot (egípcio) muitas dúvidas, nenhuma afinidade com este panteão, mas querendo aprender e Mercúrio (romano).
Preciso partir do principio que "todos o mesmo Deus, na antiguidade". Abre muitos caminhos essa perspectiva.
Partir do principio que são todos os mesmos deuses na antiguidade abre portas, mas não é o ponto final. "Existem muitas camadas de entendimento." Eles representam uma faceta do conhecimento, e pode até parecer confuso o que eu vou dizer, mas eles são únicos ao mesmo tempo que não são.
ResponderExcluirConhecer as Leis é fácil, duro mesmo é vive-las de forma natural, instintiva. E eu acho isso necessário para o Iniciado nos mistérios de Trismegistos.
ResponderExcluirah essas leis vc vive sem se dar contra, agora os principios do deepak sao escolhas, passe vc o dia sem julgar, ne.....sei la acho q julgar é vicio.......... ah fulano foi injusto, poe na sua cabeça 1 capricornio poe
ResponderExcluir