quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve, Jorge!...





Antes de ser desta ou daquela religião, eu pertenço a uma família que traz em si suas características, costumes e crenças... E entre as crenças figura Ogum, São Jorge, Líder dos Templários.

Que aprendi a amar e respeitar, por intermédio do meu avô materno que não saia de casa sem saudá-lo. Ogunhê, meu Pai!...

E hoje, 23 de abril, é Dia de São Jorge... E a ele, e também a meu avó, presto essa homenagem.

São Jorge nasceu na Capadócia no ano de 280. No final do século III, o cristão Jorge trocou a Capadócia, na Turquia, pela Palestina, vindo a ingressar no exército de Diocleciano.

Jorge logo se destacou, sendo elevado a conde e depois a tribuno militar. Tudo ia bem, até que as perseguições aos seguidores de Cristo reiniciaram.

O rapaz não quis negar sua fé, fazendo com que Diocleciano se sentisse traído. O imperador, então, condenou-o às mais terríveis torturas.

E Jorge consegiu vencer a todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, o filho da Capadócia suportou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal.

A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge.

O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303.

Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade Líbia.

Lenda ou realidade, o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia.

Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. Assim, como Jorge, havemos de vencer.

----------------------------------------------------------------------------

"Jorge da Capadócia" - Jorge Ben Jor ( Acústico MTV )

3 comentários:

  1. Salve, Jorge - quanta inspiração... Santo bandido, santo caído, guerreiro invencível, força invisível, presença tangível, alma indomável...

    ResponderExcluir
  2. Sempre Alerta! Santo Jorge da Capadocia, Padroeiro dos Escoteiros! ;)

    ResponderExcluir