domingo, 21 de junho de 2009

Tirada de Tarot - Solstício de Inverno/2009 (hemisfério sul)

Entrada do Inverno, 21 de junho às 02h45 (horário de Brasília). 

A lâmina que tirei para o período do solstício ao equinócio: 

O Diabo

Na carta O Diabo, do Thoth Tarot de Aleister Crowley, é retratado um grande bode ao centro, símbolo de capricórnio, com chifres espiralados em direções opostas, mas para o alto, remetendo a polaridade, e a nossa evolução, é Pan, postando-se de pé sobre o pico mais alto da Terra, mostrando toda sua força "pangenitora", criadora de tudo que existe. 

Atrás, um grande falo com os anéis de Saturno em volta, no alto, com a glande propositalmente fora da carta, se ligando diretamente ao plano divino, e cujo o saco escrotal se mostra cheio de pessoas, em alusão aos espermatozóides ansiosos pela chance da vida. 

Na cabeça de Pan um terceiro olho, na testa, simboliza sua visão espiritual aguçada. O Olho que Tudo Vê. 

Pan assiste a tudo, e de tudo participa como quer, daí seu sorriso dócil, mas cheio de segundas intenções. Ele não se choca com nada, pois para ele o Todo é Alegria. E ele é a personificação do Tudo, coroado com cachos de uvas, que delineiam seu êxtase permanente. 

O Caduceu de Mercúrio a sua frente se liga a energia da Terra, lhe trazendo ainda mais força ao seu poder criador. As formas ao fundo da carta são a expressão plástica do delírio, da loucura, do êxtase, da dança dos hormônios, e da magia do sexo.

Esta é uma carta que traz impulso, expansão, ambição, crescimento. A matéria como fonte de prazer e degustação, a benção da vida como prêmio e não como fardo. O Diabo aqui, é entendido como força da natureza, não como algo malígno e destrutivo.

Para este solstício de inverno, o crescimento e o desenvolvimento vão estar presentes em todos os planos. O símbolo da evolulção espiritual está em Pan, com seus três olhos e seus dois chifres espirais apontando para o alto. 

No lado financeiro, a carta representa o uso pleno da matéria de forma satisfatória. No plano sentimental e sexual, a carta simplesmente fala por si. 

De uma forma geral, neste arcano a conquista vem num impulso único e decisivo, como fruto de um longo caminho percorrido até aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário