sexta-feira, 31 de julho de 2009

Stanley Jordan - Stairway to Heaven




O guitarrista norte-americano Stanley Jordan, está completando meio século de vida, no dia de hoje...
Já tive a oportunidade de vê-lo numa apresentação, ao vivo... É de enlouquecer... O cara toca muuuuito!...
Aqui vai uma palinha, em que ele interpreta um clássico do Led Zeppelin...

"Siga sua felicidade e não tenha medo. As portas abrirão em lugares onde você nem imagina". Joseph Campbell (1904-1987)

O Dia do Orgasmo


Parece estranha a idéia de um dia dedicado ao orgasmo... Por que a sociedade precisaria de uma data para lembrar tal estado de excitação?... Alguns podem achar que sentimentos mundanos estão dominando discussões nacionais, ou que a mídia se rendeu ao marketing escrachado, incentivado por aqueles que querem lucrar com o problema alheio. Puro preconceito!... 


O "Dia do Orgasmo", em 31 de julho, se mostra ser muito mais do que isso... É tempo para refletir: as pessoas estão fazendo sexo com menos qualidade e boa parte da população não consegue sequer ter desejo sexual. Satisfação sexual é sinal de qualidade de vida, respaldado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O "Dia Mundial do Orgasmo" foi criado em 1999, na Inglaterra, por redes de sex shops. Pesquisas feitas por essas lojas revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingem o clímax em suas relações. Em termos de insatisfação sexual, os brasileiros não ficam longe. 

A presença ostensiva de sexo na TV sugere um povo versado e realizado sobre o assunto, fantasia esta, porém, que não condiz com a realidade. Estudo conduzido pelo Projeto de Sexualidade da USP (ProSex) detectou que 50% das brasileiras têm problemas com a ausência de desejo, falta de orgasmo, dificuldade de excitação ou dor durante a penetração (algumas delas têm mais de uma queixa). 

Um paradoxo num país com sexo tão presente no cotidiano. Os homens brasileiros também têm problemas. Cerca de 12 milhões deles sofrem de alguma disfunção sexual e é certo que a insatisfação nesta área sinaliza algum problema de saúde e contribui para conflitos do casal.

As pesquisas são respaldadas por investimentos da indústria. O mercado que promete melhorar a vida sexual da população é imenso e se divide em setores que vão desde a mais antiga profissão do mundo às sex shops, psicoterapias e redes de motéis até a tecnologia dos laboratórios farmacêuticos. Hoje, brasileiros já contam com opções da medicina para o tratamento oral da disfunção erétil. 

Esses medicamentos ajudam a minimizar os distúrbios, e transformam temas tabus, como impotência ou falta de libido, em oportunidades para se tratar de temas de saúde.

O que não se deve, entretanto, é deixar para a indústria e seus eventuais lançamentos a responsabilidade da discussão. É preciso ecoar a mensagem de que a sexualidade de um povo reflete a sua saúde. Uma relação sexual malsucedida pode representar problemas como depressão, ansiedade, estresse, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, neurológicas ou endocrinológicas.

As pessoas têm o direito de fumar e não praticar exercícios, mas precisam saber que o fumo e o sedentarismo, da mesma forma que outros hábitos de vida não saudáveis, podem conduzir à disfunção sexual. No caso das mulheres, a falta de libido muitas vezes mascara problemas mais sérios, como a depressão. 

Mais de 50% dos casos de disfunção sexual feminina está associada ao quadro depressivo ou é conseqüência de efeito colateral de medicamentos.

A proposta do "Dia do Orgasmo", com certeza não tem como finalidade decretar mais um feriado, mas debater o assunto nas diversas esferas sociais. Isso inclui a instituição de educação sexual de qualidade nas escolas, mais consciência quanto ao uso de preservativos e mais esclarecimento sobre as causas da falta de desejo sexual e da disfunção erétil. 

Não há justificativa para a perpetuação de problemas que podem e devem ser resolvidos. E o principal remédio ainda é a discussão franca e isenta de preconceitos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Kate Bush - Babooshka




A cantora inglesa Kate Bush, completa hoje 51 anos de idade...
Lembrei desta música...
Baboooooooooska!...

----------------------------------------------------------

She wanted to test her husband.
She knew exactly what to do:
A pseudonym to fool him.
She couldnt have made a worse move.

She sent him scented letters,
And he received them with a strange delight.
Just like his wife
But how she was before the tears,
And how she was before the years flew by,
And how she was when she was beautiful.
She signed the letter

All yours,
Babooshka, babooshka, babooshka-ya-ya!
All yours,
Babooshka, babooshka, babooshka-ya-ya!

She wanted to take it further,
So she arranged a place to go,
To see if he
Would fall for her incognito.
And when he laid eyes on her,
He got the feeling they had met before.
Uncanny how she
Reminds him of his little lady,
Capacity to give him all he needs,
Just like his wife before she freezed on him,
Just like his wife when she was beautiful.
He shouted out, im

All yours,
Babooshka, babooshka, babooshka-ya-ya!
All yours,
Babooshka, babooshka, babooshka-ya-ya!
All yours,
Babooshka, babooshka, babooshka-ya-ya!

-------------------------

Ela quis testar seu marido
Soube exatamente o que fazer
Um pseudônimo para enganá-lo
Ela não poderia ter feito um gesto pior

Mandou-lhe cartas perfumadas
E ele as recebeu com um estranho prazer
Assim como sua esposa
Mas como ela estava antes de chorar,
E como ela era antes dos anos voarem,
E como ela era quando era bonita.
Assinou a carta:

"Toda sua,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!
Toda sua,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!"

Ela quis levar isso mais longe,
Então marcou um encontro num local,
Para ver se ele
Se apaixonaria incógnito por ela
E quando ele colocou os olhos nela,
Sentiu como se já tivessem se conhecido antes.
Estranho como ela o faz lembrar de sua pequena dama,
Capacidade de dar a ele tudo o que necessita,
Assim como sua esposa antes de ser fria com ele,
Assim como sua esposa quando era bonita.
Ele gritou, "Eu sou...

"Todo seu,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!
Todo seu,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!"
Todo seu,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!"

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tirada de Tarot - Lua Crescente - Julho/2009

Tirada de Tarot para esta lunação: 
Lua quarto crescente em Escorpião, 28 de julho às 19h (horário de Brasília). 

Dica astrológica de Oscar Quiroga, para esta lunação: 
"Veja o que você pode fazer pelas pessoas próximas, contabilize a ajuda que pode prestar a elas e, a seguir, não pense em mais nada a não ser em servir essas pessoas da melhor forma possível. Assim você conhecerá a verdadeira cara do amor." 

A lâmina que tirei: "Temperança"

A lâmina mostra um anjo alado, ostentando um disco solar na testa, despejando a substância mercurial da vida, de um cálice de ouro para outro de prata. No peito de sua vestimenta, há a figura de um triângulo, dentro de um quadrado. 

Um de seus pés esta apoiado sobre o solo, enquanto que o outro está em contato com a água corrente do riacho. E as margens deste riacho crescem muitas plantas e flores. Ao fundo da ilustração, longe deste recanto fértil, uma estrada conduz ao alto de um montanha coroada por uma luz intensa e brilhante.

A carta da Temperança nos desafia a encontrar um equilíbrio na vida. No entanto, a Temperança sugere realizar esse encontro de uma maneira em comum, ou numa solução que beneficie ambos os lados da equação. 

A carta incentiva a agir com temperança nos desafios, para testar tudo o que estiver ao nosso redor, afim de que possamos chegar a um estado de consciência equilibrada. 

A Temperança remete ao equilíbrio das decisões com verdadeira compreensão e conscientização. Projetando um constante entendimento da vida, em todas as ações num quadro mais amplo. 

A carta mostra que tudo flui num constante fluxo, e encontra o seu caminho através de quaisquer dificuldades que a vida possa colocar em sua vida. Com um pé dentro e um pé para fora da água o portador da Temperança reconhece e compreende o que ambos os mundos têm para oferecer.

A vida passa perpetuamente por fases de luz e escuridão, ativas e passivas. A fluência, paciência, autocontrole, e adaptação, poderão conduzir à integração total. É momento de buscar o equilíbrio entre a moderação exterior e interior, propiciando assim a determinação de novos limites, e a consciência plena do que se deseja alcançar.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tirada de Tarot - Lua Nova - Julho/2009

Tirada de Tarot para esta lunação: 
Lua Nova em Câncer, 21 de julho às 23h36 (horário de Brasília). 

Dica astrológica de Oscar Quiroga, para esta lunação: 
"O uso da razão não é sinal de frieza, mas de humanidade, compaixão, compreensão e ternura também. Acontece que sem colocar as coisas num patamar mais racional, tudo continuará sendo sofrido para todo mundo envolvido nas discussões e atritos." 

A lâmina que tirei: "Cinco de Paus"

Nesta carta, cinco homens armados com bastões se confrontam simulando jogos de guerra. 

Apesar de representar "luta", o Cinco de Paus não mostra grandes bloqueios, apenas muitos pequenos entraves, que podem tornar desgastante, e até por vezes irritantes, o seu trabalho em direção ao objetivo desejado.

A carta deixa claro que existe ansiedade, e até frustração, causadas pelo excesso de energia sem objetividade.

No contexto das cartas tiradas, é aconselhável evitar desentendimentos e conflitos, físicos e mentais. É preciso estar calmo para decidir pelo caminho mais vantajoso e promissor. 

Sem esforço não é possível ter o que se deseja, mas só equilibrado será possível colocar em prática a melhor estratégia, despendendo muito menos energia.

O confronto é inevitável, mas a forma como isso ocorrerá pode e deve ser planejada. Só assim o progresso pessoal virá.

Jennifer Lopez - Waiting For Tonight




Hoje a cantora e atriz norte-americana de origem porto-riquenha, Jennifer Lopez completa, 40 anos... E eu adoro essa música, em especial.

Composta por Maria Christensen; Michael Garvin; Phil Temple; e originalmente gravada em 1997 pelo grupo feminino 3rd Party no álbum 'Alive', Waiting For Tonight' adquiriu uma roupagem mais pop, dance e moderna na voz de Jennifer Lopez, entrando para o repertório oficial de seu álbum 'On The 6', de 1999; e ganhando uma versão em espanhol denominada 'Una Noche Más'.

A música sempre fez parte das canções prediletas de J-Lo e esteve perto de ser o first single do disco, mas acabou sendo substituída por 'If You Had My Love', tornando-se mais tarde, o segundo single em inglês do álbum.

Mesclando um Europop da melhor qualidade, dance, vocais bem trabalhados, elementos evidentemente latinos, batidas e sonoridades fortes, a música obteve resultados que não deixaram a desejar em relação à sua antecessora de grande sucesso 'If You Had My Love'.

'Waiting For Tonight' também ocupou o primeiro lugar a nível mundial e o top 10 do Hot 100 da Billboard durante algumas semanas. Todavia, seu diferencial foi de fato nas paradas Dance, onde atingiu o topo em diversos países, principalmente com o remix desenvolvido por Hex Hector, presente no posterior álbum de remixes 'J To Tha Lo!'.

O vídeo de Waiting For Tonight, exibe o que há de melhor num clipe dance: Ótima fotografia, grandes efeitos técnicos, boas coreografias, festas e muita energia numa incrível produção de Francis Lawrence. A idéia central do vídeo firmou-se na passagem de ano de 1999 para 2000, época rondada de misticismos, e ganhou diversas versões distintas.

No MTV Video Music Awards, foi indicado como melhor vídeo de dança (Best Dance Video) e melhor coreografia em vídeo (Best Choreography). Ainda no mesmo ano, Waiting For Tonight foi indicada ao Grammy Awards na categoria de melhor gravação dance (Best Dance Recording).

O hit seguiu a perspectiva de seu vídeo: Tornou-se um legítimo hino da virada no citado ano; e sagrou-se como um grande clássico de Jennifer Lopez, sendo constantemente performado pela cantora.

É a música de J.Lo que mais foi remixada por DJs e produtores, está sempre ganhando novos mixes e versões, e até hoje se faz presente nos clubes noturnos de vários países.

-------------------------------------------------------

"Waiting for tonight"

Letra: Maria Christiansen, Michael Garvin, Phil Temple

Like a movie scene
In the sweetest dreams
I have pictured us together
Now to feel your lips
On my fingertips
I have to say is even better
Then I ever thought it could possibly be
It's perfect, it's passion, it's setting me free
From all of my sadness
The tears that I've cried
I have spent all of my life

CHORUS:
Waiting for tonight, oh
When you would be here in my arms
Waiting for tonight, oh
I've dreamed of this love for so long
Waiting for tonight

Tender words you say
Take my breath away
Love me now, leave me never
Found a sacred place
Lost in your embrace
I want to stay in this forever
I think of the days when the sun used to set
On my empty heart, all alone in my bed
Tossing and turning
Emotions were strong
I knew I had to hold on

CHORUS (2x)

Gone are the days when the sun used to set
On my empty heart all alone in my bed
Tossing and turning
Emotions were strong
I knew I had to hold on

CHORUS (2x)

--------------------------

"Esperando Pela Noite"

Como em uma cena de cinema, em meus sonhos mais profundos
Eu imagino nós dois juntos,
Agora sentir seus lábios nas pontas dos meu dedos é muito melhor
E eu sempre pensei na possibilidade de sermos
É perfeito,é paixão,e me liberta
E todas as noites as lágrimas que eu chorei
Eu passei toda a minha vida

(Refrão)
Esperando por esta noite,oh
Quando você estaria aqui nos meus braços
Esperando por esta noite,oh oh oh
Eu sonhei com esse amor por muito tempo
Esperando por esta noite,oh oh oh

E as palavras que você me diz,me tiram o fôlego
Me ame agora e não me deixe nunca
Encontrei um lugar secreto,perdido no seu abraço
Eu quero ficar assim para sempre
E todos os dias quando o Sol se punha,
No meu coração esgotado,sozinha em minha cama
Me jogando e me virando,as emoções eram fortes,
Eu sabia que tinha continuar...

(Refrão 2x)

Se foram os dias em que o Sol se punha,
No meu coração esgotado completamente sozinha em minha cama,
Me mexendo jogando e me virando,as emoções eram fortes,
Eu sabia que tinha que continuar...

(Refrão 2x)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Tábua Ouija




O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens.

Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio dos Estados Unidos com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.

No Brasil, há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.

O princípio que baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs norte-americanas, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa.

Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje.

Cientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover.

O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.

O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro "An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural" que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.

Espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões.

A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.

Além das tradicionais críticas dos céticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. O famoso Edgar Cayce declarou-os perigosos. Críticos avisam que maus espíritos poderiam enganar os participantes e possuí-los espiritualmente.

No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notícias de tablóides relatando casos de suposta possessão demoníaca em decorrência de sessões envolvendo espíritos malignos.

A Igreja Católica é bastante crítica com o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis no Espiritismo em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento. Da mesma forma, Igrejas Pentecostais costumam acusar as práticas espíritas como "brincadeiras com demônios"

Seja lá como for, eu adoro esses tabuleiros!...

sábado, 18 de julho de 2009

Tirada de Tarot - Lua Minguante - Julho/2009

Tirada de Tarot para esta lunação: 
Lua quarto minguante em Áries, 15 de julho às 6h53 (horário de Brasília).

Dica astrológica de Oscar Quiroga, para esta lunação: 
"Entre as pessoas que discutem não há razões, nem justificativas e nem mesmo o diálogo que elas pretendem. Entre elas só há emoções confusas e misturadas. Tenha isto em mente da próxima vez que discutir acaloradamente com alguém. Isso não leva a nada." 

A lâmina que tirei: "Dez de Paus"

Esta carta, mostrando um homem forte carregando 10 estacas longas e pesadas em direção a um pequeno vilarejo, representa a opressão.

Remete a retenção dos poderes criativos, de inspiração, ou da expressão do ser, sendo provocada pela falta de energia, ou pela falta de direcionamento. São visões autolimitadas que impedem, que oprimem, a conclusão de metas.

Embora possa parecer uma situação estressante demais para suportar, vejo na tirada um momento de se ver livre de um fardo, em que eu mesmo, me prontifiquei a carregar, mas que chega ao fim por meu esforço, minha vontade, e minha atitude nesse sentido. 

Sinto que uma recompensa se seguirá, diante da libertação da tarefa. É hora de parar com os entraves, e alavancar a carreira.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rádio Transamérica paródia para Copa de 94




Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP) - Matéria do Programa Vitrine da TV Cultura a respeito das paródias feitas para Copa do Mundo de 1994.

Sim... Eu quebrei a lâmpada!... Fica claro que não nasci para o futebol!...rsrs

Rádio Transamérica no Circuito Night and Day - Parte 5




Programa "Circuito Night and Day" apresentado por Celso Russomanno, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), nos anos 80.

Rádio Transamérica no Circuito Night and Day - Parte 4




Programa "Circuito Night and Day" apresentado por Celso Russomanno, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), nos anos 80.

Rádio Transamérica no Circuito Night and Day - Parte 3




Programa "Circuito Night and Day" apresentado por Celso Russomanno, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), nos anos 80.

Rádio Transamérica no Circuito Night and Day - Parte 2




Programa "Circuito Night and Day" apresentado por Celso Russomanno, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), nos anos 80.

Rádio Transamérica no Circuito Night and Day - Parte 1




Programa "Circuito Night and Day" apresentado por Celso Russomanno, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), nos anos 80.

Telão da Transamérica




Na década de 80 a Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP) realizava um evento chamado "Telão da Transamérica" onde a atração eram os telões instalados em locais públicos projetando video-clps. Esses eventos chegavam a atrair público de até 30.000 pessoas como o que aconteceu na praça do Pacaembu. Para os eventos os funcionários da rádio faziam gravações apresentando os clips.

Rádio Transamérica no Comando da Madrugada - parte 3




Foi uma revolução no FM brasileiro...

Programa "Comando da Madrugada", apresentado por Goulard de Andrade, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), no início dos anos 90.

Rádio Transamérica no Comando da Madrugada - parte 2




Eu fazendo o jornalismo da rádio...

Programa "Comando da Madrugada", apresentado por Goulard de Andrade, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), no início dos anos 90.

Rádio Transamérica no Comando da Madrugada - parte 1




Iniciando minha carreira no rádio brasileiro... Bons tempos!...

Programa "Comando da Madrugada", apresentado por Goulard de Andrade, mostrando os bastidores da Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), no início dos anos 90.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

As Sete Leis Herméticas ou Os Princípios de Hermes Trismegisto

Rating:★★★★★
Category:Other
A Ciência tradicional baseia-se nos princípios herméticos. São eles paralelos aos princípios da Nova Física. A origem vem dos deuses: Hermes (grego), Thot (egípcio) e Mercúrio (romano), todos o mesmo Deus, na antiguidade.
São Sete os Princípios ou Leis Herméticas:


1ª ) Lei do Mentalismo

Tendo o universo como um grande pensamento divino. Tudo existe na mente de um Ser Superior (Deus e Deusa) que nos 'pensa' e assim tudo existe. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.

"O Universo e toda a matéria são consciência do processo evolutivo da criação”. São como os neurônios de uma grandemente, um universo consciente, que "pensa". Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contem todo o conhecimento.

Os cinco sentidos do cérebro humano atuam tanto como filtros como fontes de informação. Eles bloqueiam uma considerável soma de informação, caso contrário, seríamos esmagados por informações que nos bombardeiam minuto a minuto como sons, cheiros e idéias. Não haveria a capacidade de nos concentrarmos nas tarefas especificas em mãos. Mas, sob condições corretas de consciência podemos moderar, ou até desligar o processo de filtração, com a consciência alterada, o conhecimento universal.


2ª ) Lei da Correspondência

"Aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo."
Essa lei é importante porque nos lembra que vivemos em mais que um mundo.

Vivemos nas coordenadas do espaço físico, mas também vivemos em um mundo sem espaço e sem tempo.
A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta. O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.

Por isso estudamos o universo: para aprender mais sobre nós mesmos.
Na menor partícula existe toda a informação do Universo.


3ª ) Lei da Vibração

Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso.
Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel , mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo. Ela dança.


4ª ) Lei da Polaridade

A polaridade é a chave de poder no sistema hermético. Tudo é dual. Os opostos são apenas extremos da mesma coisa.
Energia negativa (-) é tão "boa" ou "má" quanto energia positiva (+).


5ª) Lei do Ritmo

Tudo está em movimento, a realidade compõe-se de opostos.
E os opostos se movem em círculos.
As coisas recuam e avançam, descem e sobem, entram e saem. Mas também giram em círculos e espirais. A lei do ritmo nos assegura que cada ciclo busca sua complementação. A grande roda da vida está sempre fazendo um circulo. O que se muda é o tamanho desse círculo.


6ª ) Lei do Gênero

O principio hermético do gênero diz que todos temos componentes masculinos e femininos. É uma importante aplicação da lei da polaridade. É semelhante ao principio animas - animus que Carl Jung e seus seguidores popularizaram ou seja, que cada pessoa contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico. Nenhum ser humano é 100% homem ou mulher, e isso é até astrologicamente explicado, uma vez que todos somos influenciados por todos os signos (uns mais, outros menos), e metade do zodíaco é feminino, enquanto que a outra metade é obviamente masculina (Esse é mais um argumento que suporta a igualdade entre Deus e Deusa).
Em todas as coisas existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de Yin Yang.


7ª ) Lei de Causa e Efeito

Em sua forma tradicional, a lei de causa e efeito diz que nada acontece por acaso, que para todo efeito existe uma
causa, e que toda causa é, por sua vez, um efeito de alguma outra causa.


Ilustração de Johfra

Tirada de Tarot - Lua Cheia - Julho/2009

Tirada de Tarot para esta lunação: 
Lua Cheia em Capricórnio, 07 de julho às 6h21 (horário de Brasília).

Dica astrológica de Oscar Quiroga, para esta lunação: 
"As loucuras que você cometer se deixando levar pela irritação, raiva, ódio ou ira parecerão dar em nada imediatamente, mas criarão consequências negativas a longo prazo. Conter-se é um sinal de humanidade, sabia disso?" 

A lâmina que tirei: "Cinco de Espadas"

O Cinco de Espadas mostra mostra um homem vitorioso em sua batalha, segurando com a mão esquerda, duas espadas apontadas para cima, e com a mão direita uma espada apontada para baixo. Duas espadas estão jogadas ao chão, enquanto ao fundo dois outros homens se afastam diante da derrota.
 
Esta carta representa os sentimentos associados à perda e a derrota. É uma carta que adverte de um iminente fracasso caso se continue na mesma direção. Esta lâmina nos desafia a aceitar a derrota com honra e humildade, e aprender com nossos erros presentes. 

As vezes amarga derrota pode trazer grandes verdades, é sempre um passo em direção ao crescimento e maturidade. 

Aprender a aceitar as nossas limitações é o primeiro grande passo no sentido de superá-los.

Logo que vi a carta, em minha tirada, duas sensações me bateram de imediato e simultaneamente... Um sentimento, é o de que nem tudo efetivamente conquistamos na vida. E que admitir isso, desistindo da causa e abandonando-a de vez, é a decisão mais sábia e sensata. O outro sentimento é o de que foi feito tudo que se podia fazer. E agora é trilhar outros caminhos, já que a vida deixou claro outras opções.

No contexto das tiradas das últimas lunações, tudo está caminhando... Sigamos então, rumo a nossa felicidade!...


Carl Orff - Carmina Burana ( Fortuna )




Em 1995, eu tive a oportunidade de assistir a montagem de "Carmina Burana", no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Foi simplismente maravilhoso!...

------------------------------

Carl Orff nasceu em Munique, na Alemanha, em 10 de julho de 1895, e foi um dos mais destacados compositores do século XX. E sua obra mais famosa é "Carmina Burana".

Ele musicou "Carmina Burana", compondo uma cantata homônima. Com o subtítulo "Cantiones profanae cantoribus et choris cantandae", a obra, por suas características, pode ser definida também como uma "cantata cênica".

Em junho de 1937, em Frankfurt, estreou "Carmina Burana", que faz parte da trilogia "Trionfi" composta por Orff em diferentes períodos, e que compreende os "Catulli Carmina" (1943) e o "Trionfo di Afrodite" (1952).

A cantata é emoldurada por um símbolo da Antigüidade - A Roda da Fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança, mas não apresenta uma trama precisa.

Orff optou por compor uma música inteiramente nova, embora no manuscrito original existissem alguns traços musicais para alguns trechos. Requer três solistas (um soprano, um tenor e um barítono), dois coros (um dos quais de vozes brancas), pantomimos, bailarinos e uma grande orquestra (Orff compôs também uma segunda versão, na qual a orquestra é substituída por dois pianos e percussão).

A obra é estruturada em prólogo e duas partes. No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna na qual desfilam vários personagens emblemáticos dos vários destinos individuais.

Na primeira parte se celebra o encontro do Homem com a Natureza, particularmente o despertar da primavera - "Veris laeta facies" ou a alegria da primavera. Na segunda, "In taberna", preponderam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho e do amor("Amor volat undique"), culminando com o coro de glorificação da bela jovem ("Ave, formosissima"). No final, repete-se o coro de invocação à Fortuna ("O Fortuna, velut luna").

A trilogia "Trionfi" descrita pelo compositor como "a celebração de um triunfo do espírito humano pelo o balanço holístico e sexual".

O trabalho foi baseado no verso erótico do século XIX de um manuscrito chamado "Codex Latinus Monacensis", encontrado durante a secularização de 1803, no convento de Benediktbeuern - a antiga Bura Sancti Benedicti, fundada por volta de 740 por São Bonifácio, nas proximidades de Bad Tölz, na Alta Baviera.

O códex comprende 315 composições poéticas, em 112 folhas de pergaminho, decoradas com miniaturas. Atualmente o manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional de Munique.

Apesar de moderno em algumas de suas composições, Orff soube capturar o espírito da era medieval em sua trilogia. Os poemas medievais foram escritos de uma forma arcaica de alemão e latim.

Com o sucesso de "Carmina Burana", Orff abandonou todos os seus trabalhos anteriores, exceto por "Catulli Carmina" e "En trata", que foram reescritos até serem reaceitos por Orff.

Ao longo de sua vida, Carl Orff trabalhou bastante com crianças, usando a música como uma ferramenta educacional, tanto a melodia e o ritmo, tratadas através de palavras.

Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35).

Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade. O termo Schulwerk em alemão significa tarefa (ou trabalho) escolar.

Carl Orff morreu em sua cidade natal em 29 de março de 1982.

--------------------------------------------------

Carmina Burana - O Fortuna, Imperatrix Mundi

O Fortuna,
Ó Fortuna,

Velut Luna
És como a Lua

Statu variabilis,
Mutável,

Semper crescis
Sempre aumentas

Aut decrescis;
Ou diminuis;

Vita detestabilis
A detestável vida

Nunc obdurat
Ora oprime

Et tunc curat
E ora cura

Ludo mentis aciem,
Para brincar com a mente;

Egestatem,
Miséria,

Potestatem
Poder,

Dissolvit ut glaciem.
Ela os funde como gelo.

- = - = -

Sors immanis
Sorte imensa

Et inanis,
E vazia,

Rota tu volubilis
Tu, roda volúvel

Status malus,
És má,

Vana salus
Vã é a felicidade

Semper dissolubilis,
Sempre dissolúvel,

Obumbrata
Nebulosa

Et velata
E velada

Michi quoque niteris;
Também a mim contagias;

Nunc per ludum
Agora por brincadeira

Dorsum nudum
O dorso nu

Fero tui sceleris.
Entrego à tua perversidade.

- = - = -

Sors salutis
A sorte na saúde

Et virtutis
E virtude

Michi nunc contraria
Agora me é contrária.

Est affectus


Et defectus
E tira

Semper in angaria.
Mantendo sempre escravizado

Hac in hora
Nesta hora

Sine mora
Sem demora

Corde pulsum tangite;
Tange a corda vibrante;

Quod per sortem
Porque a sorte

Sternit fortem,
Abate o forte,

Mecum omnes plangite!
Chorai todos comigo!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Tirada de Tarot - Lua Crescente - Junho/2009

Tirada de Tarot para esta lunação: 
Lua quarto crescente em Libra, 29 de junho às 08h28 (horário de Brasília).

Dica astrológica de Oscar Quiroga, para esta lunação: 
"A paz individual é uma ilusão quando se vive num mundo em convulsão. Por isso, desista de buscar satisfação pessoal, faça algo para melhorar o mundo em que você vive. A longo prazo, isto redundará nos benefícios particulares que você tanto busca." 

A lâmina que tirei: "Seis de Espadas"

Na carta, a imagem mostra um barco que segue em águas calmas, sendo conduzido por um homem em pé. Neste mesmo barco estão sentados uma mulher e uma criança. E a frente deles seis espadas fincadas.

O Seis de Espadas representa a questão de evoluir sobre o passado, deixando para traz os desnecessários laços que o ligam a ele. 

A carta nos mostra que adquirimos o conhecimento, que as lições foram aprendidas e agora é tempo de seguir em frente. 

O Seis de Espadas significa orientação de um movimento em sentido positivo. É o libertar-se das velhas e cansadas questões, trazendo esperança e uma nova meta na qual se pretende atingir. 

Novas idéias sendo materializadas neste plano. Deixando velhas situações em busca de novos rumos. Ao ver essa carta sempre me vem a cabeça algo como... "Vocé irá chegar ao outro lado do rio. Basta ter calma, e paciência. Pois diante dos possíveis obstáculos, deve-se continuar seguindo até chegar ao seu objetivo".
Mais uma vez... Um momento abençoado pelos Deuses.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Marisa Monte - Beija Eu




Nesta data (01/07), em 1967, nascia no Rio de Janeiro, a cantora e compositora Marisa de Azevedo Monte... Dispensa mais comentários...

------------------------------

Composição: Arnaldo Antunes, Marisa Monte

Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...

Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...

Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...

Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...

Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah!
Ah! ah ah ah!
Ah ah ah!...

Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...

Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...

Aaaah! Aaaaah!
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!...