Olho de Horus
Trata-se de um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Conhecido como Olho de Horus (udjat, em árabe), a imagem aparece desde o início da civilização egípcia (3 mil a.C.) e é usado até hoje.
A decoração do símbolo é inspirada no falcão, pois é uma mistura do olho humano com o olho do animal. Segundo uma lenda egípcia, o deus Horus teve seu olho arrancado e depois restaurado e recolocado através de magia.
"Por esse restabelecimento da visão, o símbolo traz a idéia de vigor, força e saúde", explica Antônio Branca Glion, egiptólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"No Egito antigo, a imagem era usada tanto por vivos quanto por mortos, pois é encontrado em caixões, tumbas, lápides e até em múmias. Os mortos precisavam de vigor para quando chegasse a hora de renascer, e os vivos para ter saúde."
Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer vigor e saúde. Não é difícil encontrar a imagem por aí: ela é pintada em barcos, pára-choques de carros e adereços como colares e pingentes.
Há até quem prefira carregar a proteção marcada na pele: estúdios de tatuagem recebem pedidos de diários para tatuar o Olho de Horus nos lugares mais inusitados.
Olho Turco ou Olho Grego
Acredita-se que este olho protege contra energia negativa e traz sorte. "O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos como na Grécia e a Armênia", esclarece Safa Jubran, professora de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP).
"Ele é encontrado em todos os países árabes, Armênia, Grécia e Irã". É muito comum ver olhos gregos ou turcos pendurados em portas, carros ou na forma de pingentes, anéis, brincos e chaveiros.
O olho turco ou olho grego (conhecido também por "olho do oriente"), é chamado pelos turcos de "Nazar Boncuk".
"Boncuk" ou "Bangucu" quer dizer "conta" (como de um rosário), e "Nazar" (que é uma palavra de origem árabe adotada na Turquia) quer dizer "olhar / visão".
Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade.
A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo.
Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel.
Olho que Tudo Vê
Conhecido como "Olho que Tudo Vê" (um único olho humano cercado por feixes de luz) é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo.
Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, ao Terceiro Olho do Buda, na Índia, e também ao Olho Turco ou Grego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário