Como já disse em algumas vezes aqui no blog, minha vida profissional proporcionou que eu apurasse muito o meu sentido artístico e musical. E nessa estrada, independente de gêneros e rótulos, tive a felicidade de conhecer, entender, e apreciar o que há de melhor no mundo da música.
E no inicio deste mês de julho tive a oportunidade de mais uma vez rever, entrevistar, me emocionar e cantar assistindo o show de um dos grupos musicais mais talentosos e afinados que o Brasil tem na sua história musical, o Roupa Nova. Que se apresentou no Credcard Hall, em São Paulo, nos dias 02 e 03.
Para mim, foi um reencontro muito especial, e para o grupo com certeza foi um marco na carreira de seus integrantes, já que se tratava da gravação CD e DVD "Roupa Nova 30 anos".
Confesso que gostaria de assistir apenas o Roupa Nova, mas como se tratava de uma gravação ao vivo e especial, era quase certo de que haveriam participações de outros artístas. E foi o que aconteceu, os shows contaram com as participações do cantor Milton Nascimento, da cantora Sandy e da banda Fresno, no primeiro dia (02/07 - data em que estive presente). E novamente da banda Fresno, e o Padre Fábio de Melo, no segundo dia (03/07).
Desde 1978, quando ainda se chamavam "Famks" (foto acima) e eram uma banda de baile, a formação permanece a mesma, ou seja, Paulinho (percussão e vocal), Ricardo Feghali (teclado, violão e vocal), Nando (baixo e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Kiko (guitarra, violão e vocal).
Em 1980, passaram a se chamar Roupa Nova e a apresentar repertório autoral. No ano seguinte, lançavam o primeiro disco.
Para quem não sabe, eles são os recordistas das trilhas sonoras de novela. Só em aberturas de novelas, foram quatro músicas. No total, são tantas as canções do Roupa Nova em trilhas de tramas da TV Globo que eles já perderam a conta. O grupo tem mais de 50 sucessos emplacados em 30 anos de carreira.
Além do talento da banda para compor sucessos, a presença do Roupa Nova na Globo vem da amizade com Mariozinho Rocha (foto abaixo), diretor musical da emissora, e ex-produtor musical dos discos do grupo, até 1985.
A partir daí, emplacaram "Whisky a Go-go" (na novela "Um Sonho a Mais", de 1985), "Coração Pirata" (da novela "Rainha da Sucata", de 1990), "Felicidade" (da novela homônima, de 1991), "A Viagem" (da novela, também homônima, de 1994), entre muitas outras. A última foi "Seu Anjo Especial", na novela "Sete Pecados", de 2007.
Já venderam quase 10 milhões de cópias dos 22 álbuns lançados. O CD e DVD "Roupa Nova em Londres", de 2009, gravado no antológico estúdio Abbey Road (eternizado pelos Beatles), é disco de platina triplo (com 160 mil cópias vendidas) e ganhou o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro de 2009.
Hoje, com produção, infra estrutura e até uma gravadora próprias, o Roupa Nova prova que não cresceu apenas musicalmente. Mas isso as custas de muito trabalho, dedicação, emprendorismo, e talento... Os caras merecem... Parabéns, Roupa Nova!...
Saiba mais da banda acessando: www.roupanova.com.br
Fresno???????????????? Fresno???? É o fim do mundo mesmo!
ResponderExcluirEu amooooooooooo Roupa Nova, pronto falei!!! Todo ano eles vêm aqui e todo ano eu vou! \o/
De graças a Zeus que eu não moro aí, senao vc ia ter que me carregar para esses shows, como sua assistente de porra nenhuma!!!rsrsrs
Tirando os Fresnos da vida, e outros que não precisamos citar, Roupa Nova é realmente "tudo de bom"... E quando vc vier pra São Paulo, e os "meninos" estiverem se apresentando por aqui, pode se preparar pra ir comigo...rsrs... =)
ResponderExcluir