Meu aniversário só acontece no próximo dia 17 de julho, mas ontem fui presenteado por uma grande amiga do sul do país, que passa alguns dias aqui na capital paulista, com uma linha completa dos vinhos Dr. Fausto, da vinícola Pizzato, do Rio Grande do Sul, que me deixou muito feliz. Ao todo foram quatro garrafas, uma Fausto Merlot, Fausto Cabernet Sauvignon, Fausto Merlot Rosé, e Fausto Brut.
Eu gostei tanto do presente, que resolvi escrever aqui.
Desde a chegada da Itália, a família cultivava vinhas e elaborava vinho em pequenas quantidades. Durante algum tempo, chegou a comercializá-lo para o hospital da cidade, indicado pelo médico Dr. Valter Galassi como auxiliar no tratamento da febre tifóide. Os vinhos eram, à época, elaborados a partir da uva Bonarda (uma espécie de Barbera) trazida da Itália pelos imigrantes. Porém, a maior quantidade do produto era vendida para a Vinícola Brasileira, localizada onde encontra-se atualmente a Vinícola Aurora.
As atividades do imigrante Antonio foram continuadas por um de seus filhos, Giovanni, que, além da atividade principal relacionada aos vinhedos continuou produzindo vinho, mas apenas para consumo da família. A maior parte da produção de uvas passou a ser comercializada para vinícolas da região.
Seguindo o caminho do ‘Nono Giovanni’, o patriarca da família proprietária da Vinícola Pizzato, o Sr. Plínio Pizzato, desde cedo um apaixonado pela vitivinicultura, vem produzindo uvas desde a adolescência. Inicialmente a produção se dava em conjunto com o pai, na propriedade localizada em Monte Belo do Sul e, desde o final da década de 1960, na atual propriedade localizada no Vale dos Vinhedos. Também manteve a tradição iniciada pelo Sr. Giovanni de produzir, com uma pequena parcela das uvas, vinhos para consumo próprio, vendendo a maior parte da produção de uvas para vinícolas da região.
Em 1998, o antigo sonho do Sr. Plínio e família – o de produzir vinhos finos para a comercialização – torna-se realidade a partir de um projeto conjunto com os filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo. Naquele ano a Vinícola Pizzato é formada juridicamente e materialmente a partir de investimentos familiares.
Estabelecido o negócio e, a partir da produção de uvas de parreirais próprios, inicia-se a vinificação no ano de 1999 com a elaboração do Pizzato Merlot em quantidade final de 15.500 garrafas de 750 ml. Tal produto foi lançado no mercado em Setembro de 2000 com muito boa recepção por parte do mercado (naquele mesmo ano, em degustação para o primeiro Guia de Vinhos Brasileiros, organizado pela Academia do Vinho, com a presença de jornalistas e experts enófilos de todo o Brasil, foi considerado o melhor vinho de tal painel).
A Empresa
Os responsáveis pela elaboração dos vinhos e pela coordenação viti-vinícola, Ivo Pizzato e Flavio Pizzato, têm formação no Curso Superior de Tecnólogo em Viticultura e Enologia, da Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitscheck (atualmente CEFET BG). O enólogo Ivo, além dos estágios em vinícolas da Serra Gaúcha, fez estágio de aperfeiçoamento técnico em Bordeaux, França.
Produção
O vinho é elaborado a partir de uvas selecionadas e de vinhedos próprios, utilizando-se controles apurados em todas as etapas de produção. Modernas técnicas e equipamentos são utilizados na elaboração dos vinhos, desde o processo de desengace e esmagamento com equipamentos adequados, fermentação com controle de temperatura e uso de leveduras selecionadas e a maceração em pipas de aço inoxidável.
No que tange à questão fermentação, a empresa optou por desenvolver tanques de aço com relação diâmetro/altura maior do que as utilizadas no mercado, com o objetivo de tirar o máximo do processo de remontagem e dos bons resultados advindos da conseqüente maior área de interação entre mosto e cascas.
Segue-se um período de estabilização natural e eventual complementação da fermentação malolática, também em tanques de aço inoxidável. Vale ressaltar neste ponto que todos os vinhos da Pizzato passam por fermentação malolática.
Posteriormente o produto é envelhecido em barricas de carvalho americano por aproximadamente 4 (quatro) meses, resultando em um produto de melhor bouquet e maior complexidade de aromas (efeitos da micro-oxigenação permitida pelas barricas, além dos aromas oriundos da própria madeira), sendo então engarrafado e mantido em repouso até a sua comercialização.
Os responsáveis pela elaboração dos vinhos e pela coordenação viti-vinícola, Ivo Pizzato e Flavio Pizzato, têm formação no Curso Superior de Tecnólogo em Viticultura e Enologia, da Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitscheck (atualmente CEFET BG). O enólogo Ivo, além dos estágios em vinícolas da Serra Gaúcha, fez estágio de aperfeiçoamento técnico em Bordeaux, França.
Sede - Bento Gonçalves - RS
Via dos Parreirais,s/n - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS - Brasil
CEP: 95700-972 - Caixa-Postal: 2538
Fone: (54) 3459-1155
pizzato@pizzato.net
Saiba mais acessando: http://www.pizzato.net/
Linha de Vinhos de Dr. Fausto
Fausto Merlot
Colheita: Segunda quinzena de Fevereiro de 2004
Fermentação: Tanques de aço inoxidável
Maceração: 11 dias
Grad. Alc. A 20 ºC: 12,8%
Maturação: Tanques de aço inoxidável, breve passagem em barris de carvalho americano (10% do volume).
Acidez volátil: 7 meq/l
Acidez total: 70 meq/l
Extrato seco: 25 g/l
Garrafas: Para o lote 02, 7500 garrafas numeradas.
Lançamento: Julho de 2006
Visual: Vermelho rubi escuro e atraente.
Aroma: Frutado, apresentando ameixas pretas, cereais, mel fino e um toque sutil de couro.
Gosto: Apresenta taninos aveludados, equilibrado e persistente, malte e frutas secas no retrogosto, e prolongado.
Harmonização: Caças, carnes vermelhas, massas e risotos a base de funghi.
Fausto Cabernet Sauvignon
Colheita: Entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de março de 2005.
Fermentação: Tanques de aço inoxidável
Maceração: 11 dias
Grad. Alc. a 20 ºC: 13%
Maturação: Tanques de aço inoxidável, breve passagem em barris de carvalho americano (20% do volume).
Garrafas: Engarrafado em lotes
Lançamento: Março de 2007
Visual: Vermelho rubi, intenso e escuro.
Aroma: Banana caramelizada, frutas vermelhas e passas, pimenta, cacau.
Gosto: Frutado inicialmente, de boa persistência, de boa acidez, com taninos de boa resolução.
Harmonização: Caças em geral, cordeiro, carnes vermelhas, peru, risotos, massas fortes e queijo maduro.
Fausto Merlot Rosé
Colheita e origem: 05 de Março de 2008, 100% das uvas do vinhedo Dr Fausto (Dois Lajeados, a 50 km do Vale dos Vinhedos), de propriedade da PIZZATO Vinhas & Vinhos.
Elaboração: A uva Merlot foi apenas desengaçada, sem passar pelo processo de moagem. Permaneceu em maceração pelicular a frio no tanque (mosto, polpa, semente e película), e depois houve a prensagem leve de toda a massa. Fermentação em tanques de aço inoxidável, com adição de leveduras selecionadas.
Grad. Alc. a 20 ºC: 12,8 %
Acidez volátil: 4,2 meq/L
Acidez Total: 77 meq/L
Garrafas: 12.800 garrafas, todas numeradas e engarrafadas em lote único.
Lançamento: Agosto de 2008
Visual: Límpido e de cor rosado-média, com nuances de salmão.
Aroma: Frutas vermelhas como morango, framboesa; toques de banana, figo e frutas tropicais.;
Boca: Frutado e floral em boca, com acidez e álcool equilibrados. Vivaz, com ótimo frescor e juventude. Seco.
Compatibilização: Aperitivos, sanduíches, entradas, saladas, massas leves, pizzas, quiches, carnes brancas, pratos leves e peixes.
Fausto Brut - Espumante
"Processamento das Uvas e Mosto"
Colheita: 2009
Clarificação: Com frio de 7°C e após trasfega, separando as borras do mosto a fermentar.
Fermentação: Em tanques de aço, com adição de leveduras selecionadas, com temperatura controlada.
Estabilização, filtração: Março de .
"Composição do Vinho-Base"
Espumatização (Método Charmat): Em março de , foram adicionadas as leveduras para ocorrer a refermentação em tanques de aço inoxidável com posterior estágio 'sur lies' no próprio tanque.
Grad. Alc. a 20 ºC: 1X,0%
Pressão: X bar
Garrafas: garrafas, numeradas e engarrafadas em lote único.
"Lançamento"
Visual: De cor amarelo claro, de perlage fina e abundante.
Aroma: Aromas de flores brancas, frutas cítricas maduras, toques de evolução como pão torrado.
Gosto: Frutado na boca, com acidez e álcool equilibrados. De bom corpo, persistente, seco, refrescante e de boa cremosidade.