sábado, 19 de setembro de 2009

Shana Tová!... Ano 5770 do caledário judáico

Começa a ser celebrado hoje (19/09/2009), ao pôr-do-sol, o "Rosh Hashaná" (Cabeça do Ano), Ano Novo judaico que marca o início no ano de 5770. Segundo a tradição judaica é celebrado a criação do Mundo.


A saudação "Shana Tová!" (Bom ano!) se faz tradicionalmente em hebreu nesta data. É o primeiro dia de "Tshiri", sétimo mês do calendário judaico. Memória simbólica da criação do Mundo.

Enquanto se comemora o novo ano, 5770, inicia-se também um período de dez dias de arrependimento dos pecados pessoais que culminará com a celebração do dia do Grande Perdão, "Yom Kipur", uma das festividades mais importantes do calendário do judaísmo.

Tradicionalmente o "Rosh Hashaná" é marcado por três princípios fundamentais "Tefilá" (oração), "Tsedaká" (justiça e ajuda do próximo) e a "Teshuvá" (arrependimento sincero). 

E também por três símbolos fundamentais: O dia do julgamento, quando todos, judeus e não judeus, são julgados por Deus segundo as boas e más acções; Toque do Shofar, um dever de todos os crentes de ouvir o som do Shofar (chifre de carneiro) que proclama a unicidade de Deus; Dia do Ano que é celebrado em torno de uma refeição ritual (Seder) fortemente marcada pela tradição, é servida a cabeça de um peixe ou de carneiro, para "estar à frente do ano", além de se comer maças mergulhadas em mel para obter "um doce ano" e romãs símbolo da universalidade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário