terça-feira, 10 de julho de 2007

Dita Von Teese




Ela não foi apenas a esposa do polêmico músico Marilyn Manson, e nem uma mera dançarina exótica de clubes e cabarés. Ela é hoje referência de estilo e elegância.

Fetichista assumida, Dita Von Teese é responsável pela reinvenção da estética "pin-up" dos anos 40 e 50 e do termo "burlesco" associado à arte ancestral do "strip-tease", protagonista de espectáculos que incluem banho num copo de Martini gigante.

Nascida em 28 de setembro de 1972, a atriz, modelo e artista burlesca norte-americana, Dita Von Teese, na verdade se chama Heather Renée Sweet.

A origem do nome Dita Von Teese, é de uma atriz de um filme mudo dos anos 40, cujo nome ela gostou, e simplismente adotou.

Dita Von Teese é considerada por muitos estilistas como Jean-Paul Gaultier e Vivienne Westwood, como uma das celebridades mais bem vestidas do mundo. Também é muito apreciada por John Galliano, Moschino, Vuitton, Christian Louboutin e Marc Jacobs.

Ela é fascinada pelo estilo "retrô" das atrizes da era dourada de Hollywood, ou seja dos anos 40. Tanto que passou sua infância inteira sonhando em ser como as atrizes Rita Hayworth e Hedy Lamarr.

Foi bailarina classica na Califórnia, Estados Unidos, com a idade de 12 anos, e "saleswoman" em uma loja lingerie luxo, aos 15 anos, tendo um gosto especial voltado aos corseletes vitorianos.

Como estilista que também é, ela sempre explora a história dos trajes, antes de criar suas roupas.

Não é pouco comum ser comparada a famosa "rainha dos pin-ups", Bettie Page.

Polêmica e sempre criticada na sua forma ser ser, Dita Von Teese deixa bem claro... "Sou uma entertainer, e não espero que todos gostem ou concordem com o que faço. O que importa é que sou feliz fazendo o que gosto".

10 comentários: