segunda-feira, 30 de março de 2009

Soneto de Fidelidade

Não preciso nem dizer que sou fã incondicional deste poeta iluminado, e de toda sua obra... 
Mas neste soneto, indiscutivelmente, sua genialidade ultrapassou os limites.

Simples, doce, intenso, e maravilhoso... Emociono-me todas as vezes que o ouço, ou que o leio...

E como se trata de algo muito especial, me aproprio dele sem nenhum pudor, para oferecê-lo a pessoa que AMO de toda minha alma

É pra você... E só pra você... 

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinícius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.

5 comentários:

  1. Se eu te contar que eu tenho aqui na minha casa um LP (veja só o naipe da coisa! rs) da coleção "Nova História da Música Popular Brasileira" (Ano: 1978), da Abril Cultural, onde tem uma faixa da música "Eu sei que vou te amar", cantada pela Maria Creuza...

    E lá pelas tantas, no meio do arranjo, entra o próprio Vinícuis de Morais, com aquela voz única, recitando justamente esse poema (Soneto de Fidelidade)... enquanto ela faz um solo beeeem suave. Para, no fim, os dois encerrarem juntos, com os três últimos versos:

    "Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
    A espera de viver ao lado teu
    Por toda a minha vida"

    Diz aí: é ou não é para pirar com o primor de uma obra-prima como essa??
    Realmente, de uma genialidade ultrapassa os limites meeeeeeesmo!!!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Tem toda razão, minha amiga!... É maravilhosa!...

    ResponderExcluir
  3. Tenho este livro lá no Espaço e é um dos meus xodós!

    ResponderExcluir
  4. Não duvido que seja um dos seus xodós... É maravilhoso!...

    ResponderExcluir
  5. Hummmm!! Suspiro! que declaração Fausto, arrepiei .

    ResponderExcluir