terça-feira, 6 de outubro de 2009

Altemar Dutra




Ouvi muito ao lado do meu avô... E é sempre bom recordar...

-----------------

Natural de Aimorés, em Minas Gerais, o cantor Altemar Dutra de Oliveira, ou apenas Altemar Dutra como ficou conhecido artísticamente, se vivo estaria completando hoje 69 anos de idade.

Aclamado como "Rei do Bolero" no Brasil, Altemar Dutra foi sucesso em toda a América Latina interpretando canções como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim.

Depois de ter dominado as paradas de sucesso locais e latino-americanas, a partir de 1969 passou a conquistar fãs de origem latina nos Estados Unidos. E em pouco tempo tornou-se um dos mais populares cantores estrangeiros por lá.

E foi numa temporada de shows nos Estados Unidos, no clube noturno "El Continente", em Nova Iorque, que vítima de um derrame cerebral, Altemar Dutra faleceu aos 43 anos, em 09 de novembro de 1983.

No vídeo, a abertura do show em comemoração aos 20 anos de carreira do cantor, na TV Cultura, onde ele apresenta breves trechos de "Tudo de Mim", "Serenata na Chuva", "Que Queres Tu de Mim" e "Brigas".

-------------------

"Tudo de Mim"

De que é feito afinal
Esse seu coração
E que espécie de amor
Voce deseja dar
Se me humilho demais
Me abaixo até o chão
Ainda fico a dever
Sem lhe contentar
O que mais quer você
Se tudo já lhe dei
Se o que resta de mim
Sorrindo lhe entreguei
Se do pranto do olhar
Nem mesmo tenho mais
Uma gota sequer
Para chorar
Só minha vida
Eu não lhe dou
Como lhe dar
Se morto estou

"Serenata Na Chuva"

Só lá fora à chuva que cai, só eu pego o meu violão
Ah, tanjo o bordão e esta canção tão triste sai
sou um seresteiro à sonhar, só sem ter ninguem sem luar
canto e a chuva fria cai, canto nesta noite assim, chove
solidão dentro de mim...
Onde andará neste momento o meu amor, em que pensará
longe de mim sem meu calor,
tão sozinho agora estou, canto e a chuva não tem fim,
chove esta saudade sobre mim.

"Que Queres Tu de Mim"

Que queres tu de mim
Que fazes junto a mim
Se tudo está perdido amor
Que mais me podes dar
Se nada tens a dar
Que a marca de uma nova dor
Loucura reviver
Inútil se querer
O amor que não se tem
Por que voltaste aqui
Se estando junto a ti
Eu sinto que estou sem ninguém
Que pensas tu que eu sou
Se julgas que ainda vou
Pedir que não me deixes mais
Não tenho que pedir
Nao sei o que pedir
Se tudo que desejo é paz
Que culpa tenho eu
Se tudo se perdeu
Se tu quiseste assim
E então que queres tu de mim
Se até o pranto que chorei
Se foi por ti não sei

"Brigas"

Veja só
Que tolice nós dois
Brigarmos tanto assim
Se depois
Vamos nós a sorrir
Trocar de bem no fim
Para que maltratarmos o amor
O amor não se maltrata não
Para que se essa gente o que quer
É ver nossa separação
Brigo eu
Você briga também
Por coisas tão banais
E o amor
Em momentos assim
Morre um pouquinho mais
E ao morrer então é que se vê
Que quem morreu fui eu e foi você
Pois sem amor
Estamos sós
Morremos nós

2 comentários:

  1. ouvi em todos os puteiros da Rio Bahia enquanto viajava de carona no inicio dos 70'

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs... Eu imagino, meu amigo!...
    Quero sentar com vc, pra ouvir essas histórias... rsrsrs...

    ResponderExcluir