terça-feira, 14 de setembro de 2010

Morre Wesley Duke Lee

Aos 78 anos, um dos pioneiros da "pop art" no Brasil, o artista plástico paulistano Wesley Duke Lee morreu às 23h do ultimo domingo (12/09), no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O artista sofria do mal de Alzheimer e teve complicações respiratórias.


Nascido em 1931, Wesley Duke Lee estudou pintura e desenho no Museu de Arte de São Paulo, e passou temporadas em Paris e Nova York aperfeiçoando sua arte.


Ficou conhecido como um dos fundadores do "Grupo Rex", na década de 1960, com artistas como Carlos Fajardo, Nelson Leirner e Geraldo de Barros. Influenciados pela pop art dos anos 60, eles usavam o humor em suas obras e foram os pioneiros brasileiros nos chamados "happenings" (reunião de intelectuais e artistas com exibição de fotos, poesia e artes plásticas).


Na década de 80 ele começou a experimentar a tecnologia em seu trabalho, atuando em parceria com o Centro de Reprodução Xerox, em Nova York, nos Estados Unidos. Nesta época, Duke Lee utilizou recursos como fotografias polaroid e fotocópias em suas obras.


Além da pop art, ele se dizia influenciado pelo movimento dadaísta, surgido nos anos 20 na Europa, e pela publicidade. Seus trabalhos foram expostos nas Bienais de Veneza e de Tóquio, entre outras mostras. 


Adoro a "pop art" e o trabalho de Wesley Duke, que tive a oportunidade de conhecer por volta de quinze anos atrás. Tendo a irreverência e a contestação como base em sua criatividade, este artista de atitude experimentalista, foi sem dúvida um dos ícones que influenciaram as mudanças artísticas e também comportamentais na evolução da nossa sociedade. 


Só pra lembrar... Uma exposição de suas obras está em cartaz na Pinakotheke Cultural, do Rio de Janeiro (rua São Clemente, 300, Botafogo), até 02 de outubro. 
Quem tiver a oportunidade de ir, confira!... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário