domingo, 23 de outubro de 2011

Etta James - At Last




Música na cabeça e um sentimento bom no coração... #faunodebemcomavida

Com 73 anos de idade, completados em 25 de janeiro último, essa verdadeira lenda viva norte-americana de Blues, R&B, Jazz e Gospel, continua mais atuante do que nunca, viajando e fazendo shows... Eu estou falando da cantora Jamesetta Hawkins, internacionalmente conhecida com Etta James.

Ela teve o seu primeiro contato com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, director musical da escola "Echoes of Eden da Igreja Batista de St. Paul", em Los Angeles.

Sua família mudou-se para São Francisco, Califórnia, em 1950, e em 1952 Etta e mais duas amigas formaram o trio (As Creolettes), o qual viria a chamar a atenção de Johnny Otis. Otis inverteu as sílabas do seu nome para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico. A partir daí Otis investiu na garota começando a gravar os suas primeiras canções.

Sua seu primeiro sucesso R&B, foi de sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)", uma música-resposta para a músia de Hank Ballard, "Work with Me, Annie".

Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, o qual fazia a segunda voz. A canção não estava totalmente boa, e foi reescrita por Georgia Gibbs, ganhando o título de "Dance with Me, Henry".

Também gravou durante um período com o grupo "The Peaches", que além de render-lhe diversos sucessos, e a contratação pela Chess Records, em 1960, ainda lhe sagrou um apelido um apelido carinhoso o qual a acompanha desde então, "Miss Peaches".

Saiu em turnê com Johnny "Guitar" Watson juntamente com Otis nos anos 50 e foi citada por Watson como a penúltima influência em seu estilo.

Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua (de The Moonglows), do qual surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belissima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last".

Etta James teve um sério problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Posteriormente ela passou a ter problemas com a obesidade (chegando a pesar quase 200 kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100 kg.

Em 2003, Etta James recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Atualmente, Etta faz tours pelos Estados Unidos junto com seus dois filhos, Donto e Sametto.

Aqui, vocês conferem Etta James interpretando seu maior sucesso "At Last", em uma de suas mais recentes aparições na TV norte-americana, numa participação mais que especial, no consagrado programa "Dancing with The Stars", em abril de 2009... E apresentando uma coreografia feita especialmente para ocasião, estão os bailarinos Karina Smirnoff e Maksim Chmerkovskiy...

Espero que gostem, até porque neste vídeo estão unidas duas das minhas grandes paixões... a música e a dança... =)

------------

At last my love has come along
My lonely days are over
And life is like a song

Ohh yeah yeah
At last
the skies above are blue
My heart was wrapped up in clover
The night I looked at you

I found a dream, that I could speak to
A dream that I can call my own
I found a thrill to press my cheek to
A thrill that I have never known

Ohh yeah yeah…
You smile, you smile
oh And then the spell was cast
And here we are in heaven
For you are mine at

--------------

"Enfim"

Até que enfim Meu amor chegou
Meus dias solitários acabaram
E a vida é como uma canção

Ohh sim sim...
Enfim
O céu está azul
Meu coração está coberto de tranquilidade
Na noite em que eu olhei pra você

Eu encontrei um sonho, que eu posso conversar
Um sonho que posso chamar de meu
Eu achei um prazer apertar minha bochecha
Um prazer que eu nunca havia conhecido

Ohh sim sim...
Você sorriu,Você sorriu
E assim o encanto foi lançado
E aqui estamos no céu
Porque você é meu enfim

2 comentários:

  1. Eu simplesmente amo esta música....sou fã dela de carteirinha....
    Vozeirão poderoso....

    beijos, boa semana.

    ResponderExcluir