terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia do Beijo

Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a mais de 2.500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se também que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos Deuses. 

Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates. Era uma espécie de prova de reconhecimento.


Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés.

Eles tinham três tipos de beijos: o "basium", entre conhecidos; o "osculum", entre amigos, e o "suavium", ou beijo dos amantes. 

Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro.

No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente. 

E exatamente hoje, comemora-se Dia Internacional do Beijo, que foi criado em 1982 por causa de um "conquistador" de uma vila italiana chamado, Enrique Porchelo, que costumava beijar todas as mulheres, até mesmo as casadas. 

E a instituição da data se deu em 13 de abril de 1982, pois ocorreu um fato inusitado... Um padre francês que morava na mesma vila que o italiano, intrigado com o fato de todas as mulheres terem sido beijadas por ele, propôs pagar um prêmio em moedas de ouro para as únicas mulheres que ainda não haviam recebido um beijo dele, na vila. 

Mas para surpresa do padre, nenhuma mulher sequer nestas condições foi encontrada, e o valor do prêmio foi guardado. Porém, todos os anos nesta mesma data, eram procuradas mulheres que não haviam sido beijadas para receber o prêmio. E o resultado era sempre o mesmo.

Alguns contam que naquela vila jamais alguma mulher ganhou o prêmio, já que o italiano Enrique Porchelo não deixava uma só dama sem beijos. O tempo passou, o padre morreu, e o prêmio que nunca foi pago, dizem estar escondido em algum lugar da vila. 

Desde então, a partir da Itália as pessoas passaram a comemorar este dia como o Dia do Beijo.

Seja lá como for, beijar é muuuuuuito bom... E se você está lendo isso, sinta-se beijada!... SMACK!...rsrs

Um comentário: