terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festival das Ninfas



Hoje (02 de agosto) é o primeiro dia do Festival das Ninfas. Uma festividade que teve origem na Macedônia e homenageava esses seres durante dois dias. 

Apesar de serem consideradas divindades subalternas, são divindades às quais na Antiguidade prestava-se grande devoção e homenagem, e até mesmo temor. Apareciam muitas vezes como auxiliares de outras divindades, de ajudantes de certos deuses, ou mesmo de outras Ninfas de maior estatuto. Elas também aparecem em lendas onde o amor é o motivo central ou então num papel de mulher de um herói.

O espírito das Ninfas é alegre, jovial. São sentimentais e muito puras. Mas apesar de terem aparência frágil e delicada elas são capazes de enlouquecer aqueles para os quais se mostram. Como estão na fase do desenvolvimento da personalidade podem ser acometidas por um entusiasmo exagerado e passarem essa exaltação para as pessoas. 

Na mitologia grega, as ninfas são qualquer membro de uma grande categoria de deusa - espíritos naturais femininos, às vezes ligados a um local ou objeto particular. Muitas vezes, as Ninfas compõem o aspecto de variados deuses e deusas, que é possível ser visto a fundo na genealogia dos deuses gregos. 

São frequentemente alvo da luxúria dos sátiros e faunos. Em outros aspectos as Ninfas seriam como fadas, leves, sutis e delicadas. São a personificação da graça criativa e fecundadora na natureza. Além de "durarem" ou "viverem" tanto quanto uma frondosa árvore, permanecendo sempre jovens não importan do o tempo.

A palavra Ninfa deriva do grego "nimphe", que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", dentre muitos outros significados. As Ninfas são espíritos, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas.

São frequentemente associadas a deuses e deusas maiores, como a caçadora Ártemis, ao aspecto profético de Apolo, ao deus das árvores e da loucura Dionísio, ou ao aspecto pastoreador de Hermes. Uma classe especial de ninfas, as Melíades, foram citadas por Homero como as mais ancestrais das Ninfas.

Enquanto as demais ninfas são normalmente filhas de Zeus, as Melíades descendem de Uranus. Apesar de serem consideradas divindades menores, todo o mundo Helénico prestava grande devoção e homenagem a elas, e ao mesmo tempo temor, como já referi. 

Encontramos vários tipos ou classes de Ninfas conforme o seu habitat, ou as diferentes esferas naturais a que estão associadas. Entre as mais populares, estão:

Epigéias - Ninfas da terra ou do cultivo:
Agrónomides - associadas aos campos cultivados
Alseídes - associadas a flores
Antríades - associadas as cavernas
Auloníades - associadas a pastos
Dríades - associadas a arvores de Carvalho
Hamadríades - associadas a outras árvores
Leimáquides ou Limounídes - associadas a campinas e os prados
Melíades - associdas a árvore do freixo
Oréades ou Orestíades - associadas a montanhas
Napéias - associadas a vales
Efidríades - Ninfas da água:
Oceânidas - filhas de Oceanus, qualquer corpo de água, normalmente água salgada.
Nereidas - filhas de Nereu, associadas ao Mar Mediterrâneo, aos mares calmos e às águas litorâneas.
Híades - filhas de Apolo e Cirene, irmãs de Faetonte, foram as responsáveis pelos cuidados de Dionísio,ninfas do rio.
Plêiades - filhas de Atlas e Pleione, ninfas da chuva e irmãs de Hías.
Corícias ou Coricídes - ninfas das covas ou cavernas nas montanhas, outro nome das Musas.
Neféles - filhas de Hemera, por sí só, ou junto a Éter, ninfas das nuvens
Náiades - associadas à água doce.
Crinéias ou Crinaias - associadas a fontes.
Pegéias - associadas a mananciais.
Potâmides - associadas a rios.
Limnátides ou Limneidas - associadas a lagos perigosos e pântanos.

Outros tipos de Ninfas:

As musas - filhas de Zeus e Mnemosine, ou de Uranus e Gaia, passaram a compor o séquito de Apolo durante a era olímpica:
Calíope - poesia épica
Clio - história
Erato - poesia lírica ou erótica
Euterpe - música
Melpômene - tragédia
Polímnia - poesia sacra
Tália - comédia
Terpsícore - dança
Urânia - astrologia
Scylla - A ninfa que virou monstro devido um feitiço da bruxa Circe.
Perimélides - ninfas associadas ao gado.
Epimélides - ninfas associadas as ovelhas.
Trías - ninfas associadas as abelhas.
Lâmpades - associadas ao submundo, compõem o séquito de Hécate.
Hespérides - guardiãs do Jardim das Hespérides, onde cresciam maçãs de ouro que davam a imortalidade a quem as comesse.

Entre as muitas curiosidades que envolvem as Ninfas, as conotações sexuais são as mais vivas no cotidiano mundano.

Devido à descrição das Ninfas mitológicas como fêmeas que acasalam com homens ou mulheres de sua própria vontade, e estão completamente fora do controle do sexo masculino, o termo é usado frequentemente para as mulheres que são percebidos como se comportar de forma semelhante. 

O termo ninfomania foi criado pela moderna psicologia como uma referência a um "desejo de se envolver em comportamento sexual humano em um nível alto o suficiente para ser considerado clinicamente significativo ", ninfomaníaca sendo a pessoa que sofre de tal distúrbio. 

Devido ao uso generalizado do termo entre os leigos (muitas vezes abreviado para nympho) e estereótipos ligados, os profissionais de hoje em dia preferem o termo hipersexualidade, que pode se referir a homens e mulheres igualmente.

A palavra ninfeta é usado para identificar uma menina sexualmente precoce. O termo ficou famoso no romance "Lolita" de Vladimir Nabokov. O personagem principal, Humbert Humbert, usa o termo inúmeras vezes, geralmente em referência ao personagem-título.

2 comentários: