sábado, 2 de maio de 2009

Minhas tiradas de Tarot


A partir desta lunação, passarei a dividir com meus amigos e visitantes de blog, algo que já faço há pelo menos vinte anos, de maneira solitária e até então não divulgada... As minhas tiradas pessoais de Tarot.

Particularmente, gosto de utilizar o Rider-Waite Tarot, ou o Thoth Tarot (de Aleister Crowley), apesar de ter e colecionar outros "decks".

Como bom magista hermético, uso esse maravilhoso oráculo e fonte de conhecimento, tirando uma única lâmina, no início de cada lunação, nos equinócios e solstícios, e na passagem do ano astrológico. 

Esporadicamente, faço tiradas em outras situações, caso sinta essa necessidade. 


Tomei essa decisão, depois de um papo rápido que tive com o amigo e astrólogo Oscar Quiroga (comigo na foto), que revi essa semana, em minha passagem pela Rádio Mundial (AM 600 kHz e FM 95,7 MHz - São Paulo/SP), onde ele apresenta o programa "A Hora Cósmica" (todas as quartas, das 19h30 às 20h).

Entre outras coisas, falamos da necessidade de trocar conhecimentos e experiências, e como isso pode nos ajudar a entender os nossos processos, e também incentivar a "busca" entre as pessoas. 

Enfim... Ciente de que é necessário, metaforicamente, dar o pontapé inicial para buscar o gol. Aqui estou eu, num processo de abertura a novas possibilidades de crescimento e troca.

Vamos lá!...

Para esta lunação: 
Lua quarto crescente em Leão, 01 de maio, às 17h44 (horário de Brasília). 

Dica astrológica de Oscar Quiroga, para esta lunação: 
"Com tanta coisa difícil acontecendo, a alma humana reforça o anseio de obter satisfação através da sexualidade. Saiba que esta satisfação não é nada garantida, às vezes encontra-se exatamente o oposto do que é buscado". 

A lâmina que tirei: "Cavaleiro de Espadas" 

A imagem do Cavaleiro de Espadas é a apresentação de um jovem em seu cavalo com postura de guerreiro, erguendo sua espada em direção a uma suposta batalha, que remete ao elemento Ar, fazendo lembrar a quebra de obstáculos e sua inteligência clara, mesmo tendo as nuvens turbulentas como cenário. Assim como o cavaleiro, a montaria sente o clima nebuloso e é visivelmente agitada, embora pronta para combater.

É de seu feitio fazer mudanças por onde passa, liberando a energia mental que acumula facilmente, pois sua mente sente necessidade de trabalhar ativamente. 

Diante desta carta fica claro que a diplomacia é praticamente inexistente, pois a gana de se chegar ao objetivo é avassalador. Mas é necessário equilibrar isso. 

Por outro lado, o Cavaleiro de Espadas também é uma ótima energia para se trabalhar tudo que tem a ver com a inteligência, como estudos, projetos, e debates.

O que sinto no Cavaleiro de Espadas é a chegada do momento de olhar para frente e atirar-se na direção de novos caminhos que me permitirão algo efetivamente novo. Deixando de lado os antigos padrões de vida. Essa carta me remete ao ousar, e fazer diferente. Sem deixar de dar importância aos planejamentos e estratégias rumo a esses objetivos. É um momento que pede dinamismo, e foco. 

Mais uma vez... Vamos lá!...

26 comentários:

  1. Fausto , testando para comentar, ver se agora consigo entrar para valer. Vou tentar ousar e fazer a minha diferença e me aventurar nesse multiply, sem desculpas.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que figuras lindas!!! Acharia uma honra abraçar o Quiroga, Fausto! Ele faz parte das minhas meditações diárias...e, falando em magista hermético, ontem, "coincidentemente" estava a ler sobre hermetismo e acabei chegando a Franz Bardon, “Initiation into Hermetics”, ou Magia Prática - O Caminho do Adepto...e pensei seriamente em me aprofundar e até adquirir o livro. Então, aproveito pra perguntar...Tu conhece a obra dele? Vale a pena?

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vou ler quando der Fausto.

    MissDeise, quanto ao livro do Franz Bardon, ok, eu não sou o Fausto, mas vou responder (acho que até escrevi isso no meu blog há umas duas semanas, mas não tenho certeza se foi lá mesmo): Ele tem duas partes, uma teórica, e uma prática. A prática eu não pratiquei, mas li a parte teórica com a maior atenção que eu podia à época. Naquele momento, como eu conhecia muito pouco desses assuntos, fiquei sem entender metade. Mas, como consegui guardar mutas informações, fui compreendendo-as com o tempo, e hoje elas fazem mais sentido.

    E uma leitura bem difícil, mas, se você está com ânimo, eu recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Miss Deise... O Quiroga é realmente uma pessoa iluminada... Simples e tranquilo, ele é dono de uma sensibilidade impar... Além de muito bom humor... Não saio de casa sem consultar a página deste meu amigo argentino...rsrs...

    Quanto a Franz Bardon, tomei contato com sua obra por volta de 1996, estudando com amigos e irmãos do IMAGICK (www.imagick.org.br)... Se não estou enganado, Bardon publicou três livros em sua trajetória mágicka, mas sem dúvida a obra mais conhecida (que tenho em casa), é a "Magia Prática - O Caminho do Adepto" (com o título original em inglês, "Initiation into Hermetics", como você citou)...

    Como bem disse minha amiga Lorien, a obra se divide e duas partes distintas (teórica e prática). Para quem não tem muito contato com o hermetismo, a princípio, a leitura pode ser um tanto difícil. Mas pode ter certeza que as fichas vão caindo com o tempo, e se fazendo entendidas... rsrs...

    A obra é um clássico da literatura hermética, muito bem escrita por Bardon. Ela apresenta tudo de maneira clara, livre de conceitos religiosos e ideológicos, se tornando adaptável a qualquer pessoa.

    Esta obra foi tão bem escrita, que é base desenvolvimento de outros sistemas mágickos que tem o hermetismo como ponto focal. A parte prática do livro (dividido em dez graus) foi muito bem elaborada por Bardon, que sempre dava muita ênfase a essa área. Realmente muito bom.

    Não sei se foi intencional, mas você escolheu uma ótima obra para se iniciar aos conhecimentos mágicko herméticos.

    ResponderExcluir
  5. Triooooo... Então vamos juntos, minha amiga... Tbm estou gostando de me aventurar mais neste espaço chamado Multiply... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Bardon é o cara, o Edu tem e eu gosto muito, o difícil é conseguir seguir a risca os exercícios, dou palmas para quem conseguir!

    ResponderExcluir
  7. Tem toda razão, Raquelzinha... Alguns dos exercícios propostos pelo Bardon, no livro, não são nada fáceis... rsrs...

    ResponderExcluir
  8. Me intrometendo....Bardon é o cara que poe uns exerciocio que tem jejum algunms dias??? Pq se for eu to fora!!!!rsrsrsrs

    Fausto, eu to achando muito legal vc colocar coisas de tarot por aqui e uma visão hermetica vai ser super show!!!

    Po, vc é amigo dO Cara, o big boss, aquele que tem uma camera escondida na casa de todo mundo!!! Super!!

    ResponderExcluir
  9. rsrs... Pois é, Iony... O Bardon sugere alguns exercícios que realmente pegam pesado... rsrs... Fico feliz que me apóie na decisão de dividir como todos aqui , a minha visão no universo do Tarot... Espero que possa ser enriquecedor para todos. E compartilho da sua opinião de que o Quiroga tem uma câmera escondida na casa de todo mundo...rsrs... Vou perguntar pra ele!...rsrs

    ResponderExcluir
  10. Consegui Fausto , mas com grande ajuda do maridão. Gosto de sair com o Cavaleiro de Espadas pois me da a idéia de movimento sempre sai da mesmice.
    Agora, já estudei Bardon , com as energias orientais do universo extraído de teorias Orientais Antigas, inclusive Taoísmo e cosmologia hindu. Os fluidos "elétricos" e "magnéticos" dele elogiam um ao outro da mesma forma que Yin e Yang o fazem. Acho que é isso sim. (é este mesmo Iony, o da fome e da magia elemental rsss) Estas não são claramente as forças do físico pelos mesmos nomes, mas há uma certa analogia entre eles. "Magnetismo" é uma força fria, negativa com uma emanação azul; e "eletricidade" é uma força morna, positiva com uma emanação vermelha.Acho que aprendi só isso , que horror!
    Em "Magia Prática" Bardon refere-se ao "OR" e às forças de "OB." Minha suposição é que estes poderiam representar o "Red"(OR = "Odyle Rot") e "Azul" (Odyle Blau") ou fluidos elétricos e magnéticos. Ou talvez elas são adaptações do OD e forças de OB descritas na Magia Transcendental de Eliphas Levi. Qualquer a validez científica desta aproximação, é certamente rico com possibilidades sugestivas.
    Lembro muito disso, foi o que mais me marcou-
    Bardon ensina que cada parte do corpo é governada pela força elétrica, magnética ou pode ser neutra. As doenças podem ser causadas pelo desiquilibrio de uma destas polaridades.
    Fausto aprendi com o pessoal do IMAGICK sim. Andei fazendo uns exercícios, do banho , água fria... faz tanto tempo, seria um bom debate recorda isso tudo.

    ResponderExcluir
  11. merveilleux! suprême!
    Isso indica o porquê da minha inquietação ;)

    Lindo sorriso na foto!

    bisous ma faune

    ResponderExcluir
  12. Comme je vous comprends, ma jolie sorcière! ...

    Merci pour le compliment. Venant de toi est un cadeau.

    Bisous

    ResponderExcluir
  13. Comme je vous comprends, ma jolie sorcière! ...
    Merci pour le compliment. Venant de toi est un cadeau.
    Bisous

    ResponderExcluir
  14. Trioooo... Estou impressionado!... Isso é o que eu chamo de fazer acontecer... Sem tirar os méritos do maridão, é claro... rsrs...

    Seu relato da experiência vivenciada, foi muito legal. E pode ter certeza, você não aprendeu só isso... Você aprendeu tudo isso!... rsrs...

    As analogias feitas entre as forças "Red"(OR = "Odyle Rot")" e "Blue" (OB = "Odyle Blau"), do "Magia Prática" de Bardon, com as forças "OD" e "OB" descritas em "Magia Transcendental" de Levi, são totalmente pertinentes e de inteira coerência. O hermetismo e o conhecimento oriental milenar estão bem claros na abordagem das duas obras.

    Na época, em que tomei contato com as obras de Bardon e também de Levi, não parei para fazer a experiência, fiquei apenas nos estudos teóricos, mas confesso fiquei tentado a experiênciar agora.

    E que surpresa agradabilíssima, saber que você também comungou do prazer de estar trocando com os amigos e irmãos do IMAGICK... Esse mundo é mesmo pequeno... Show, Trio!...

    ResponderExcluir
  15. Poxa... qta coisa pra ler... rs
    Mas Amigo, querido, adorei...
    Ainda não vi tudo, mas que bom
    que vc vai compartilhar essas coisas
    com a gente... podemos aprender mto
    juntos... o lado bacana do multiply!!
    Seja tarot ou seja hermetismo.
    Acho que é isso que dá graça a vida.
    O aprender junto, o compartilhar...
    =)

    ResponderExcluir
  16. Carolzinha, pra variar você tem toda razão... Demorei para colocar isso efetivamente em prática... Mas estou gostando... E pode ter certeza, você tem uma parcela de "culpa" nisso...rsrs

    ResponderExcluir
  17. hahaha.... opa! Quero detalhes disso depois, hein?
    Estou trabalhando na Paulista e tenho saído no meio da tarde.
    Se quiser marcar um almoço ou um papo de fim de tarde, só falar!
    =)

    ResponderExcluir
  18. Io parlo solo di cose belle che io, come il tuo sorriso!

    ResponderExcluir
  19. Mundo pequeno este rsss e o pessoal do Imagick é o que há. Minha memoria é curta para aprendizdado mas como temos que vivenciar a magia pratica guardei com mais detalhes.
    Vale a pena e foram muitas as mudanças... e em pequenos atos do cotidiano, tomar banho, comer , dormir. isso que me fascinou. Tb por ter influencia na meditação. Carol , foi ele que afirmou que - As doenças podem ser causadas pelo desiquilibrio de uma destas polaridades.A do ying ou yang, o poder vital, tudo isso tem haver com o reiki por isso sempre me fascinou.

    Seja tarot ou seja hermetismo.
    Acho que é isso que dá graça a vida.
    O aprender junto, o compartilhar...vamos debater mais e trocar idéias, vai ser só acrescimo!
    Ai fausto que delicia!

    ResponderExcluir
  20. Trio, minha amiga... Faço das suas, as minhas palavras... Como é bom trocar, e poder aprender juntos... Realmente... Que delícia, Trio!...

    ResponderExcluir
  21. Pode deixar, Carolzinha... Pintando a oportunidade de ir para Paulista, vamos marcar esse encontro... }:^)>

    ResponderExcluir
  22. Essa foi uma das fichas que eu falei que me caíram com o tempo :p

    Claro que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas pq elas não podem se inter-relacionar, né?

    ResponderExcluir
  23. Lu, ela não é difícil, as vz se torna-se cansativa, então coloca na pratica que tudo flui.
    Peguei meu caderno para poder responder com mais precisão rssss.
    Ele escreve assim -Nas palavras de Bardon: "Qualquer causa deliberada, pode estar como um desejo, um pensamento ou qualquer imaginação criadas nesta esfera junto com a concentração dinâmica de força de vontade, fé inabalável e convicção total é ligada para ser percebida com ajuda dos elementos.... meio chato de visualizar então vamos por parte - A magia deve ser equilibrada com os elementos certo?
    Fogo, Terra, Ar e Água - mais Akasha, ou Quinta-essência, ai vem os exercícios que gostei de fazer, pois foi um estudo a meu respeito. Depois vem o estudo dos elementais, ai é uma descoberta atras da outra, gnomos são estritamente criaturas de Terra, silfos de Ar e assim sucessivamente. Aplicando nos elementos fica tudo mais fácil. E torna tudo uma coisa só. Vou dar uma lida no que vc escreveu para optar melhor e transferir para meu blog minhas apostilas, se puder ajudar em algo e trocar idéias vai ser muito bom.
    Pois envolve tudo na magia e nos oráculos é rico demais para ficar guardado.

    ResponderExcluir
  24. Grata Fausto! Encontrei o Bardon, digamos, numas dessas sincronicidades sustentáveis da vida! Na verdade, comecei a estudar Vedanta, que me direcionou para uma série de outros textos ancestrais, como os yoga sutras, Upanishads etc...e pesquisando textos antigos, fui parar nos tratados alquímicos...Aí, li um pouco sobre a biografia do Bardon e logo depois li seu post. Aí fiquei curiosa em saber um pouco mais. Talvez eu me aprofunde, ou não. Mas caso passe da fase hermética leiga, podemos conversar melhor! No momento estou lendo o Gita, na versão do Gandhi e o Patanjali Yoga Sutra, aproveitando para entoar palavras mágicas em sânscrito!
    Namaste

    ResponderExcluir