sábado, 17 de julho de 2010

Vi Veri Veniversum Vivus Vici e Fausto

"Vi Veri Veniversum Vivus Vici" é uma frase em latim que significa "pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo". 


A frase também pode ser escrita como "Vi Veri Vniversvm Vivvs Vici" (forma originalmente correta). A razão para essa variação é que no alfabeto original latino a letra "u" não exista, sendo apenas uma variante da grafia "v" (para o som do atual "w"). 


Há quem diga que esta frase apareceu originalmente na peça teatral "The Tragical History of Doctor Faustus" (A Trágica História do Doutor Faustus - imagem acima), do dramaturgo, poeta e tradutor inglês do período elizabetano, Christopher Marlowe (imagem abaixo). Mas nada foi comprovado nesse sentido.


Christopher Marlowe escreveu a peça, provavelmente, em 1592, embora a data exata permanece desconhecida. Sua primeira publicação ocorreu dez anos mais tarde. O tema "Dr. Fausto" é antigo no folclore cristão, mas o personagem não necessariamente leva o nome de Fausto, nesse contexto. 


O nome "Dr. Fausto" se tornou associado com a figura histórica de Joannes Faustus (Dr. Johann Georg Faust - imagem acima), um alquimista, astrólogo e mago nascido na Alemanha no início do século XVI. O contexto imediato ao trabalho de Marlowe parece ter sido um texto germânico anónimo intitulado "Historia von D. Johañ Fausten" de 1587, que teria feito um pacto com o demônio em troca do conhecimento sobre a essência da vida (esse foi traduzido para o inglês em 1592). 


A história inspirou mais tarde o poema romântico "Faust", do poeta, dramaturgo e cientista alemão que ajudou a fundar a Romantismo, Johann Wolfgang von Goethe (imagem abaixo), e as óperas do compositor francês Charles François Gounod (Faust - 1859) e do compositor italiano Arrigo Boito (Mefistofele -1868), e da sinfonia "Fausto" do compósitor húngaro Franz Liszt.


Mais recentemente, a frase "Vi veri veniversum vivus vici" ganhou popularidade por aparecer no romance gráfico "V de Vingança" (V for Vendetta) de Alan Moore, e também no filme de mesmo nome. 


No capítulo "Visões" de "V de Vingança", a personagem Evey questiona V sobre a inscrição "V.V.V.V.V.". Por sua vez, V diz se tratar de uma citação em latim, "Vi Veri Veniversum Vivus Vici", que quer dizer "Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo". Evey pede, então, para fazer um pacto com V, que revela que a tal inscrição era uma citação a um tal Dr. Faust, que também havia feito um pacto, muitos anos atrás.


O que se sabe é que o mago inglês Aleister Crowley (foto acima) teria tomado a frase como mote mágicko "Magister Templi", na ordem "Astrum Argentum" criada e dirigida por ele.

Controvérsias a parte, eu particularmente adoro a frase, e como um "Fausto" oficial acho ainda mais legal...rsrs 

2 comentários: