segunda-feira, 14 de março de 2011

Buena Vista Social Club - Chan Chan




Música na cabeça... E uma vontade de cair na Salsa...rsrsrs

O Buena Vista Social Club era um clube em Havana, Cuba, cujos os membros entre outras atividades se reuniam para dançar, cantar e tocar. O clube se tornou rapidamente um reduto muito popular de músicos, cantores, compositores e amantes da dança e da música na década de 1940.

Porém, logo após a Revolução Cubana de 1959, o recém-eleito presidente de Cuba, Manuel Urrutia Lleó, começou um programa de fechamento de casas de jogo, clubes de dança, bares, e outros estabelecimentos associados a um estilo de vida hedonista de Havana.

Mas na década de 1990, quase 50 anos depois do Buena Vista Social Club ter sido fechado, ele inspirou uma gravação feita pelo músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista norte-americano Ry Cooder com os tradicionais músicos cubanos, alguns dos quais veteranos que haviam se apresentado no clube durante o auge da sua popularidade.

Daí pra frente, o Buena Vista Social Club resurgiu como banda, e hoje mais ativos do que nunca, excursionam pelo mundo inteiro mostrando toda energia da cultura e da música cubana. Adoroooo!...

Este vídeo da canção "Chan Chan" (música que tem totalmente a "cara" do Buena Vista Social Club), foi gravado num show deles no famoso Carnegie Hall em Nova York, e traz algumas cenas do clássico filme diretor alemão Wim Wenders sobre o grupo.

O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.

Composição: Francisco Repilado

De Alto Cedro voy para Marcané
Llego a Cueto y voy para Mayarí

El cariño que te tengo
Yo no lo puedo negar
Se me sale la babita
Yo no lo puedo evitar

Cuando Juanica y Chan Chan
En el mar cernían arena
Como sacudía el 'jibe'
A Chan Chan le daba pena

Limpia el camino de pajas
Que yo me quiero sentar
En aquel tronco que veo
Y así no puedo llegar

De Alto Cedro voy para Macané
Llego al Puerto voy para Mayarí

---------

Chan Chan

De Alto Cedro vou para Marcané
Chego a Cueto e vou para Mayarí

O carinho que tenho
Eu não o posso negar
E fico babando
Eu não o posso evitar

Quando Juanica e Chan Chan
Peneirando areia na praia
como sacudia o "jibe"
A Chan Chan lhe dava pena

Limpe o caminho de palhas
Que eu quero me sentar
Naquele tronco que vejo
E de alguma forma eu não posso chegar

De Alto Cedro vou para Macané
Chego ao Porto vou para Mayarí.

14 comentários:

  1. Amooooooo! Que raiva que deu que não consegui vê-los na Virada Cultural ano passado.

    ResponderExcluir
  2. São dois, Amandinha!...
    Amo música latina e Buena Vista é uma capítulo a parte...rs
    Eu tbm fiquei louco ao saber que não poderia estar em São Paulo para vê-los!...
    Snif, snif... =(

    ResponderExcluir
  3. És realmente uma mulher de bom gosto!...rs
    Dos Gardenias com o Ibrahim Ferrer, é tudo de bom!...=)

    ResponderExcluir
  4. Gracias! Si es todo de bueno! (sei lá se se fala assim em espanhol hahahahaah)

    ResponderExcluir
  5. excelente retrato de um pais, da música, da cultura, do modo vivendus. excelente filme...e a trilha sonora sem comentários, pois o próprio som eh a solução das perguntas.

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente APAIXONADA pelo Buena Vista.
    Muito da minha salsa nasceu deles... =D

    ResponderExcluir
  7. Buena Vista é simplesmente demais.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Melhor referencia não podias ter, minha amiga!... =)

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz por sua visita ao meu blog...
    E tbm por apreciar o Buena Vista... Bjão, =)

    ResponderExcluir