quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jamiroquai - Little L




A outra grande atração para este final de semana é o Jamiroquai... Quero dançar e cantar muuuuuuuuuuito!...rsrsrs...

Com uma voz comparada a do consagrado músico norte-ameircano Stevie Wonder, o cantor britânico Jason Kay, ou Jay Kay (como ficou mundialmente conhecido), era um jovem que andava de skate, tinha uma paixão por roupas vintage e usava chapéus esquisitos. Muitos dos quais ele mesmo desenhava e confeccionava.

Filho de mãe inglesa e de pai português, Jay Kay mostrou desde cedo uma grande aptidão e paixão pela música. Talvez por influência de sua genitora, uma cantora que atuava em bares e que chegou a ter o seu próprio programa de televisão nos anos 70.

Em 1989 conseguiu comprar uma bateria e gravar umas maquetas com a ajuda de um amigo. Mais tarde assinou contrato com a gravadora britânica Acid Jazz. Em 1991 após ter sido recusado numa audição para se tornar o cantor da banda Brand New Heavies, Jay Kay se juntou aos músicos N. Van Gelder, Toby Smith, Stuart Zender e Wallis Buchanan, formando assim a banda Jamiroquai.

O nome Jamiroquai é derivado do nome da tribo "Iroquoi" de nativos norte-americanos, com os quais Jay Kay diz se identificar filosoficamente, combinado à expressão "Jam", como em "Jam Session", do idioma inglês.

O estilo musical adotado pela banda, traz influências claras da disco dos anos 70, e do "acid jazz", movimento londrino do início dos anos 90, que influeciaram também outros grupos como Incognito, Brand New Heavies, Galliano, e Corduroy.

O primeiro single da banda "When you gonna learn?" originou uma disputa entre gravadoras que acabou por ser ganha pela Sony Music, com quem assinaram um contrato de oito álbuns.

De lá pra cá ja se pasaram mais de dezessete anos. E depois de quase 30 milhões de cópias vendidas, quatro turnês mundiais e 141 semanas na tabela de singles mais vendidos e executados na parada britânica, pode dizer-se que a aposta da Sony deu valiosos frutos.

Saiba mais sobre o Jamiroquai e Jay Kay, acessando:
http://www.jamiroquai.co.uk

4 comentários: